II Fórum dos Economistas de São Tomé e Príncipe debate “Desafios Económicos, Choques Externos e os Constrangimentos”

Compartilhar

São-Tomé, 22 Mai 2024 (STP-Press) – Os economistas são-tomenses estão reunidos no seu II Fórum “profissional”, cuja sessão de abertura foi presidida na terça-feira pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova, e o encerramento está previsto para a tarde desta quarta-feira, pelo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

O fórum de dois dias realiza-se sob o lema “Desafios Económicos e os Sucessivos Choques Externos”, e no primeiro dia do evento estiveram em análise seis painéis com temas diversificados que contaram com a moderação e intervenção de conhecidos economistas e individualidades do país.

Antes dos painéis, houve intervenção do ministro da Economia, Disney Ramos, e do Presidente da República, Carlos Vila Nova, que declarou a abertura do IIº Fórum dos Economistas de São Tomé e Príncipe.

No seu discurso, o Chefe de Estado chamou a atenção para o facto de as políticas públicas do sector socioeconómico “precisarem de instrumentos adequados para o debate, planeamento e controlo”, visando o desenvolvimento sustentável do país, e que é “exigido tanto dos formuladores das políticas económicas como dos agentes económicos e das organizações civis organizadas respostas estruturadas aos desafios que o país enfrenta”, citando a “dependência do financiamento externo” bem como a conjuntura internacional, agravada pela “guerra na Ucrânia e o aumento de tensão no Médio Oriente”.

Disse por outro que “a sociedade deve incorporar nas suas preocupações socioeconómicas as contribuições das sociedades civis organizadas e os debates públicos sobre os mecanismos tendentes a resolução dos problemas económicos”, facto que o Presidente da República diz ser possível “só com o envolvimento da sociedade civil organizada e forte, capaz de contribuir e aconselhar as autoridades governativas”.

Carlos Vila Nova aproveitou o evento para fazer referência ao Dia de África, que se comemora a 25 de Maio, para disser que “estamos no mês de Maio, o mês de África, urge debatermos sobre os problemas do subdesenvolvimento económico do continente e em particular sobre os de São Tomé e Príncipe”.

Por sua vez, o ministro da Economia, Disney Ramos, considerou, no seu entender, que “um dos factores-chave para o sucesso económico do nosso país passa por elaboração de uma estratégia nacional de desenvolvimento, onde os objectivos e as metas anuais estejam harmonizadas com os debates e contribuições da sociedade civil, neste caso dos economistas de São Tomé e Príncipe”.

O ministro reiterou o compromisso do Governo em interagir com todos os parceiros, quer nacionais como internacionais, “pelo papel activo que desempenham na contribuição para o desenvolvimento do país, que se quer sustentável, no âmbito da Agenda 20-30 das Nações Unidas”.

O I Fórum dos Economistas de São Tomé e Príncipe foi realizado em 2014.

Fim/RN/MF

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img