São-Tomé, 26 Ags 2025 ( STP-Press ) – Os músicos são-tomenses da dupla Calema, irmãos António e Fradique, foram distinguidos como Embaixadores de Boa Vontade da CPLP esta segunda-feira na sede da organização, em Lisboa, Portugal em cerimonia testemunhada pelo ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Nilza Amado Vaz.
A entrega do diploma foi promovida pelo Secretariado Executivo da CPLP, em parceria com a Missão Permanente de São Tomé e Príncipe junto da comunidade.
A nomeação dos Calema como Embaixadores de Boa Vontade da CPLP, nas áreas da cultura e da música, foi aprovada na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 18 de Julho de 2025, em Bissau. O mandato tem a duração de quatro anos, renovável por iguais períodos.
Criada em 2004, na IX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a figura de Embaixador de Boa Vontade tem como objectivo promover os valores da lusofonia e dar maior visibilidade às actividades da comunidade através de personalidades de reconhecida influência cultural, social ou científica.
De acordo com Forbes Africa Lusófona, Para São Tomé e Príncipe, país de origem dos Calema, a nomeação reforça a sua marca cultural no espaço lusófono, projectando o arquipélago como exportador de talento e criatividade.
Para a CPLP, representa a oportunidade de associar-se a uma dupla que já possui capital de influência consolidado, transformando-os em veículos de comunicação dos valores da lusofonia num palco global.
Fim/RN /Fonte CPLP
Fonte: São Tomé e Príncipe