Já entrou em vigor o Decreto-lei que permite a criação de Regime Especial de Contratação para os trabalhadores com nível inferior ao 9º ano

Compartilhar

São-Tomé, 28 Nov. 2023 (STP-Press) –A decisão surge no âmbito da entrada em vigor da Lei n.º 4/2018 (Lei Base do Sistema Educativo), que determina que a escolaridade mínima obrigatória passa a ser 9.ª classe, impossibilitando os que têm nível de escolaridade inferior obterem a legalização do vínculo contratual na Administração Pública.

São os casos dos que concorrem a lugares de encarregados de limpeza, contínuos, cantineiras, seguranças, guardas e jardineiros que, devido a equiparação com o pessoal operário e auxiliar, devem ter o mínimo de escolaridade obrigatória para o enquadramento.

Um comunicado do Conselho de Ministros, distribuído ontem (27) à Comunicação Social, justifica a decisão com o facto de permitir que os têm escolaridade abaixo do 9º ano também possam prestar serviços com vínculo contratual legal nas escolas públicas, hospitais, centros de saúde e todos os outros serviços da Administração Pública.

O Decreto-lei que permite a criação de Regime Especial de Contratação foi aprovado em 09 de Agosto do presente ano, tendo sido ontem (27) promulgado e publicado sob o n.º 13/2023. O Governo vem assim informar que doravante já poderão ser legalmente contratados todos os queiram exercer as funções acima referidas e que não tenham a escolaridade mínima de 9º ano.

Fim/MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img