Jorge Bom Jesus inaugura central fotovoltaica e abre a troca de energias térmicas pelas renováveis

Compartilhar

Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press

São-Tomé, 25 Ags 2022 (STP-Pres) – O Primeiro-Ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus inaugurou hoje a primeira central fotovoltaica do país, num sistema solar com capacidade de 540kwp (kilowat pico), tendo sublinhando que “é um virar de página” que abre a fase de transição das térmicas (fosseis) para as energias renováveis (limpas).

“É um virar de página” na história energética do País, disse Jorge Bom Jesus sublinhando que “estamos a falar de um projecto que cria emprego, proporciona economia, promove esta energia limpa que é muito mais fácil em termos de manutenção”.

Tendo declarado que “nós estamos a realizar um sonho… a tirar um projecto da gaveta e transformar em realidade”, Jorge Bom Jesus acrescentou que “mas tudo isto, seria impossível de acontecer se nós não tivéssemos parceiros, o PNUD, nesta primeira fase de arranque, o prelúdio, mas depois termos o BAD porque tudo isto vai até 2 MegWatt, o que já significa uma grande economia”.

Além do governo através do ministério das Infraestruturas e Recursos Naturais, envolvendo a empresa de Agua e eletricidade, EMAE, este projecto de energia renovável no arquipélago conta ainda com apoio do PNUD e do Fundo Global para o Meio Ambiente, GEF, e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) num valor estimado em 690.000 dólares.

Além dos custos de instalação inclui também a capacitação de uma grande equipa técnica da EMAE para a manutenção e exploração, o fornecimento de peças sobressalentes e cobertura de dois anos de serviços de manutenção a esta central fotovoltaica, localizada na central térmica da EMAE em Santo Amaro.

A fase seguinte contará com financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento visando a instalação de painéis solares, na zona sul da central de Santo Amaro, com capacidade estimada de 1,7 MWp.

Esta energia limpa representa cerca de 10% da capacidade disponível actual que rondam os 20MW e irá apoiar na redução dos custos com a energia produzida a combustível fóssil que actualmente é a única fonte de energia no país.

Fontes da EMAE asseguram que a ligação destas infra-estruturas a rede eléctrica nacional está a ser feita pela UNIDO, com recursos do GEF para a extensão do Posto de Corte que permitirá unir em segurança e injectar na rede eléctrica nacional a produção das centrais solares com a produção dos actuais grupos geradores .

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزيرة العمل الاجتماعي تستقبل رئيس بعثة المنظمة الدولية للهجرة

استقبلت معالي وزيرة العمل الاجتماعي والطفولة والأسرة، السيدة...

سوق السمك المتطور بالإسماعيلية

على مساحة ٧٢٠٠ متر مربع ويتضمن ٢٠ محل...

Palancas Negras entre as 15 selecções mais valiosas de África

A seleção nacional de futebol, Palancas Negras, ocupa a...
- Advertisement -spot_img