Jorge Bom Jesus na ilha do Príncipe a avaliar prejuízos causados pelas fortes chuvas

Compartilhar

Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência STP-Press

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 26 Mai. 2022 (STP-Press) – O Primeiro-Ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus deslocou-se esta manhã a Região Autónoma do Príncipe, de modo a avaliar in loco os prejuízos causados pelas fortes chuvas que se abateram sobre essa parcela do território nacional na última segunda-feira.

Nesta missão de avaliação e de solidariedade, Bom Jesus fez-se acompanhar do ministro das infraestruturas, Osvaldo Abreu, ministro do Trabalho e Solidariedade, Adlander Matos e o Ministro da Agricultura, Francisco Ramos.

Esta deslocação acontece 24 horas depois do Governo Central, liderado por Jorge Bom Jesus ter decretado o Estado de Calamidade na Região por cinco dias face aos enormes danos causados pelas enxurradas.

Face ao temporal, Governo de Bom Jesus autorizou ainda um transferência imediata de um milhão de Dobras, para o Governo Regional visando suprir as despesas imediatas.

De acordo com o Governo Regional que alertou as autoridades a dimensão da catástrofe provocada pela chuva intensa, “várias comunidades ficaram com vias inacessíveis por força de erosão das rochas, como os casos de Bela Vista, Abade e de Aeroporto à Picão via Telelé. Inundação de várias comunidades, da cidade de Santo António e arredores”.

Para além de habitações inundadas e consequente destruição de bens, o Governo Regional informou ainda sobre a total inoperância da bomba de combustíveis.

Recorde-se que em Dezembro, fortes chuvas causaram enormes prejuízos na ilha de São Tomé, com desabamento de pontes, obstrução de vias, destruição de residências entre outros bens móveis e imóveis.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img