Leonel Mário d’Alva lança seu primeiro livro de memórias

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 09 Dez. 2024 (STP-Press) – O antigo primeiro-ministro do Governo de Transição de São Tomé e Príncipe, Leonel Mário d’Alva, acaba de lançar em São Tomé, a sua primeira obra literária intitulada “O Meu Percurso – Génese de uma Nação no Centro da Terra”.

Trata-se de um livro de memórias, onde o autor aborda o seu percurso enquanto independentistas visando a Independência de São Tomé e Príncipe que foi objecto de um acordo com antiga potência colonizadora, Portugal, em Argel (Argélia), e de alguns dos países africanos que também aspiravam pela sua independência.

Leonel Mário d’Alva que não se dá por satisfeito com esta primeira obra anunciou, sexta-feira, que brevemente vai publicar uma outra obra onde vai abordar a sua trajetória durante a governação na chamada “Primeira República”.

Sublinha-se que Leonel Mário d’Alva, à luz deste acordo com a parte portuguesa, conduziu a delegação do MLSTP a 21 de Dezembro de 1974 e que viria a ser o primeiro-ministro do Governo de Transição preparando caminho para a proclamação da Independência a 12 de Julho 1975.

“Eu conto mais ou menos a história do meu trajecto durante a luta pela Independência de São Tomé e Príncipe”, disse acrescentando que “enquadrada na independência de África, […] depois da independência do Gana e da Guiné-Bissau, os países africanos todos”.

Para Albertino Bragança, apresentador da obra, trata-se de um livro bastante importante para a nova geração, nomeadamente os jovens para se inteirarem da história de São Tomé Príncipe.

Leonel Mário d’Alva, além de ministro dos Negócios Estrangeiros, ministro da Cooperação Económica e Administração Interna, da Cooperação foi, também presidente da Assembleia Nacional assim como ministro da Educação.

Recorde-se que numa ruptura com o MLSTP, em 1979, quando era secretário-geral adjunto, exilar-se-ia em Cabo Verde, para depois regressar ao país em 1990 onde viria a ser o presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD) que viria a  ganhar as primeiras eleições democráticas com maioria absoluta (33 Deputados), realizadas no país pós referendo para a democracia multipartidária.

Sublinha-se que a mesma obra literária foi, igualmente, primeiro lançada em Lisboa para depois chegar a São Tomé e Príncipe.

Fim/MD/LM

STP-Press

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Diplomatie : deux nouveaux ambassadeurs présentent leurs lettres de créance à Denis Sassou N’Guesso

Les nouveaux ambassadeurs extraordinaires et plénipotentiaires du Canada, Maryse...

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...
- Advertisement -spot_img