Mais de 70 jovens são-tomenses vão prosseguir estudos superiores em Marrocos 

Compartilhar

Por Manuel Dênde, Jornalista da Agência STP-Press  

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 14 Set. 2022 (STP-Press) – Cerca de 78 jovens são-tomenses prepararam-se para prosseguir seus estudos superiores no Reino do Marrocos, – soube hoje a STP-Press. 

Assim, esses jovens reuniram-se com responsáveis do Ministério da Educação e Ensino Superior para aquilatarem questões de ordem técnica, respeitante a saída que se prevê para primeira semana de Outubro deste ano. 

A maioria vai frequentar ensino técnico superior, ao passo que uma minoria vai frequentar ensino técnico profissional. 

Além de ministra da Educação, Julieta Rodrigues, o Primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus marcou, igualmente, presença na reunião para “encorajar esses jovens nesta nova etapa da vida”. 

“Vocês são nossos embaixadores no Marrocos, portando bem manifestando nossos bons usos e costumes, pois um são-tomense não se identifica pela cor da pele, mas sim pelos nossos bons usos e costumes”, sublinhou o chefe do Governo. 

No termo da reunião, o governante desejou aos estudantes “boa sorte”, manifestando a esperança que “sejam portadores da nossa Bandeira Nacional em Marrocos”. 

Esses estudantes vão estudar em várias áreas do saber, com destaque para direito, medicina, e outras especialidades que fazem falta ao país conforme disse a directora do Ensino Superior, Vanda Costa. 

Segundo a responsável, esta reunião serviu de preparação para o dia da partida, e neste período em que ainda se vive a situação do COVID-19 em muitos Estados “informamos a eles que se acautelem, preparem documentação necessária de modo que não tenham problemas com autoridades marroquinas”. 

Além destes jovens, marcaram, igualmente presença nessa reunião, pais e encarregados de educação que foram informados das diligências formais para seus filhos deixarem o país. 

Sublinha-se que o Reino de Marrocos acolhe em diversos centros de ensino superior e técnico-profissional mais de três centenas de estudantes de São Tomé e Príncipe.  

Fim/MD/LM

STP-Press 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزيرة العمل الاجتماعي تستقبل رئيس بعثة المنظمة الدولية للهجرة

استقبلت معالي وزيرة العمل الاجتماعي والطفولة والأسرة، السيدة...

سوق السمك المتطور بالإسماعيلية

على مساحة ٧٢٠٠ متر مربع ويتضمن ٢٠ محل...

Palancas Negras entre as 15 selecções mais valiosas de África

A seleção nacional de futebol, Palancas Negras, ocupa a...
- Advertisement -spot_img