Ministro da Defesa diz que “a situação vai mal ao sector da defesa nacional”  

Compartilhar

São-Tomé, 28 Dez 2022 (STP-Press) – O ministro da Defesa e Administração Interna, Jorge Amado, disse ontem que “a situação vai mal ao sector da defesa nacional”, e que nas visitas às várias unidades do exército “pôde constatar inúmeras situações anómalas que vivem os militares e paramilitares. Vimos problemas que dizem respeito aos materiais do aquartelamento, camas, calções, lenções, armários, etc”. 

O ministro foi ainda mais longe e disse que “não existem meios rolantes, não existem meios navais para controlo nas águas territoriais”, tendo defendido, por isso, que “precisamos de ter uma Força Naval bastante robusta para acompanhar e fiscalizar as nossas águas territoriais”.  

Uma Força Naval, defende o ministro, capaz de participar nas operações de paz das Nações Unidas e também nas operações de combate à pirataria marítima no Golfo da Guiné, juntamente com outros países da região, de modo a fazer cumprir as tarefas no domínio regional, sub-regional e internacional.

No âmbito de cooperação com outros parceiros de desenvolvimento, o ministro, Jorge Amado, destacou os acordos a serem assinados brevemente com a China, Sérvia, França e outros países.  

Questionado sobre as investigações à volta da tentativa de invasão ao Quartel-general, o ministro frisou que “a disciplina tem que reinar nas Forças Armadas, isto é o mais importante. Quanto ao resto, está entregue à justiça e temos de aguardar que a justiça pronuncie”.  

Fim/RN, MF  

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img