Ministro Gareth Guadalupe, ex- MNE diz que desconhecia o acordo com Tesla STP

Compartilhar

São-Tomé, 22 Jul 2025 ( STP-Press) – O ministro do Estado, Economia e Finanças, Gareth Guadalupe, afirmou hoje, em sessão parlamentar, que desconhecia, os conteúdos do acordo energético com a empresa turca  Tesla STP assinado em 2023 com o anterior governo, do qual, exercia, as funções do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Apesar de ter sido membro do anterior governo na altura da assinatura do contrato com Testa STP, o ministro Gareth Guadalupe disse hoje no debate parlamentar que só teve acesso ao documento em março de 2025 através do actual ministro das Infraestruturas, Nelson Carvalho.

“No dia 20 de Março de 2025 foi quando o ministro Nelson me deu a cópia em mãos do contrato [com Tesla STP] ” – disse Gareth Guadalupe sublinhando que “eu creio que ninguém tem o direito de me pedir para que eu possa assumir que conhecia o contrato”.

Quanto ao conteúdo do acordo, Gareth Guadalupe disse que “a energia é um activo importante e também temos aqui que reconhecer que quando se fez o contrato tinha-se como o objectivo de garantir esse activo importante”

“Isto não significa que nós não podemos melhorar o contrato, se temos margem para melhor, vamos trabalhar para melhorar o contrato” – acrescentou.

Gareth Guadalupe falava esta manhã no parlamento durante o debate suscitado pelo MLDTP-PSD sobre alegadas cláusulas lesivas do polémico acordo com Tesla STP estabelecido em outubro de 2023 a fim de fornecer soluções de curto e longo prazo para as necessidades de energia de São Tomé e Príncipe.

Em junho de 2025 a empresa turca, a Tesla STP recuou na decisão de interromper operações energéticas no País, e aceitou na altura, negociar com Governo de Américo Ramos, visando “um acordo mutuamente benéfico para pagamentos pendentes alegadamente resultante de uma acumulada dívida de 7,5 milhões de Euros.

Fim /RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img