MLSTP/PSD critica o secretismo na assinatura do acordo militar com a Rússia

Compartilhar

São Tomé, 09 Mai 2024 (STP-Press) – O MLSTP/PSD, na voz do seu presidente, Jorge Bom Jesus, veio criticar a forma “secreta” como o governo organizou e assinou o acordo militar com a Rússia, que só foi conhecido por um meio de informação russo.

Para Jorge Bom Jesus “trata-se de um acordo que, em momento nenhum, ouvimos qualquer comunicado, mesmo do Conselho de Ministros”, e que um acordo dessa envergadura, numa área bastante sensivel e atendendo ao contexto mundial, “exige interacção entre os vários orgãos de soberania e a oposição”.

Jorge Bom Jesus diz que o governo colocou a “carroça à frente dos bois”, quando devia ser o contrário.

“Só agora é que o acordo vai à Assembleia Nacional para aprovação e ratificação, quando deveria ser o contrário, para um fluído entre os órgãos de soberania e a oposição”, considerou o presidente do MLSTP/PSD.

Outra questão que levanta Jorge Bom Jesus é que  tratando-se de um acordo no dominio militar, o Presidente da República, enquanto garante da constituição e comandante supremo das Forças Armadas, e sendo a defesa uma área partilhada, “gostaríamos de ouvir o Presidente da República sobre se houve alinhamento em relação a esse dossier”, disse o presidente do MLSTP/PSD.

Fim/MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Serigne Modou Guèye (Pastef) charge Moody’s et défend le tandem Diomaye/Sonko

L’analyse jugée pessimiste de l’agence Moody’s sur les...

المؤتمر الدولي الرابع لتمويل التنمية

رئيسة الحكومة السيدة سارة الزعفراني الزنزري تشارك صباح...

إنشاء محطة كهرباء الإسماعيلية الجديدة

المحطة تعمل بجهد 500 ك فولت، بتكلفة 35,078...

EUA: duas pessoas morrem em queda de avioneta em auto-estrada

Duas pessoas morreram e outra ficou ferida, nesta segunda-feira...
- Advertisement -spot_img