São-Tomé, 10 Dez. 2024 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Patrice Trovoada presidiu segunda-feira, 09 a cerimonia de inauguração de um novo sistema de rede local no Hospital Ayres de Menezes, tendo reafirmado que “nosso objectivo é um hospital novo com valências novas”.
Tendo defendido a continuidade de ações visando a melhoria de serviços no Hospital Ayres de Menezes, Patrice Trovoada reafirmou que o principal objectivo do seu governo é a construção de um novo centro hospitalar no País.
“ Um hospital moderno não pode ter esse tipo de infraestrutura que nós temos hoje [no hospital Ayres Menezes] disse Patrice Trovoada, sublinhando que “ nosso objectivo é um hospital novo com valências novas”.
O novo sistema de rede local no Hospital Ayres de Menezes montado na base de um parceria com a Companhia São-tomense de Telecomunicações, CST, visa aprimorar a conexão interna e permitir uma maior eficiência na comunicação entre os diferentes setores do hospital, além de facilitar a troca de informações e a gestão dos dados médicos.
Na sua intervenção Diretor do Hospital Ayres Menezes, Virgílio Mandinga disse que “a informatização nos nossos serviços é uma prioridade para a nossa gestão. Implementação desta nova rede por fibra ótica constitui então um passo importante na nossa trajetória”.
Mandinga acrescentou que “com essa infraestrutura, interligamos 10 serviços no Hospital Ayres de Menezes, o que permite uma troca de informação ágil e eficiente e além de otimizar os nossos serviços clínicos, administrativos, o que garantirá segurança de dados e interoperabilidade nos nossos sistemas.
O administrador da CST Albano Baptista disse que esta companhia de telecomunicações “tem no seu ADN desde a sua criação, uma política de responsabilidade social muito efetiva para áreas que são efetivamente cruciais para o desenvolvimento do país”.
“Este projeto conjunto que reflete uma boa prática de como o mundo empresarial e o sector público podem cooperar em conjunto para levar a cabo os projetos como este da rede”- acrescentou Albano Batista.
Ainda na sua intervenção, o primeiro-ministro, Patrice Trovoada disse que “ espero que este pequeno passo seja um passo que já irá facilitar a vida e operações de toda gente que está envolvida neste hospital [Ayres de Menezes] ”.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe