Nova jornada da China, novas oportunidades para a cooperação China-São Tomé e Príncipe

Compartilhar

São-Tomé, 29 Nov. 2022 ( STP-Press ) – Em outubro, o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China(PCCh) foi realizado em Pequim com pleno sucesso. Nesta conjuntura internacional caracterizada pela inestabilidade e incerteza, o Congresso não apenas indica a direção do futuro desenvolvimento da China, mas também dá contribuições para o mundo inteiro enfrentar juntamente os desafios e alcançar o desenvolvimento comum.

O Congresso faz um balanço dos três acontecimentos de grande significado atual e histórico que o Partido e o povo experimentaram na última década: a celebração do centenário da fundação do PCCh, a entrada na nova era do socialismo com características chinesas, e a conclusão da tarefa histórica, ou seja, a primeira meta centenária de erradicar a pobreza e construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, enfatizou no relatório do Congresso que a partir deste momento, a tarefa central do PCCh é unir e liderar o povo de todos os grupos étnicos do país a concluir a construção integral de um grande país socialista moderno, o que é nossa meta do “segundo centenário”, e promover integralmente a grande revitalização nacional por meio da modernização chinesa.

A modernização chinesa tem impacto positivo e profundo para o mundo. A modernização chinesa é para uma população de grande dimensão. O nosso país, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, avança em conjunto a uma sociedade modernizada, cuja dimensão populacional ultrapassa a totalidade dos países desenvolvidos no mundo atual. A China contribui com a média de 38,6% para o crescimento económico mundial, mais do que a contribuição total dos países do G7.

A modernização chinesa visa a prosperidade comum de todo o povo, abrindo uma nova via para os países em desenvolvimento alcançarem a modernização. Quase um quinto da população mundial foi retirado da pobreza absoluta, e o rendimento disponível per capita dos nossos habitantes atingiu 35,100 yuans de RMB. A modernização chinesa será uma modernização equilibrada entre o enriquecimento material e o progresso cultural e ético. Ao mesmo tempo de esforçamo-nos por conseguir uma abundância material em todos os setores, fomentaremos o desenvolvimento integral humano, em busca de criar um novo paradigma da civilização humana que é diferente da modernização materialista do Ocidente. A modernização chinesa visará à convivência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.

De 2000 a 2017, a China contribuiu com cerca de 25% de superfície total da nova área verde do mundo. Em 2020, a intensidade de emissões de carbono da China diminuiu 48,4% em relação a 2005. A China compromete-se a atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade de carbono até 2060, mostrando a postura responsável de um grande país.

A China concretizará a modernização seguindo o caminho do desenvolvimento pacífico, em vez de repetir o antigo caminho de alguns países de realizar a modernização através de guerra, colonização e saqueio. Temos mantido e sempre mantiremos no alto a bandeira da paz, desenvolvimento, cooperação e benefício mútuo. Concretizaremos o nosso próprio desenvolvimento ao defender a paz e o desenvolvimento global, ao mesmo tempo, defenderemo-los com o nosso próprio crescimento.

A modernização chinesa também estabelecerá as bases para um futuro desenvolvimento saudável e estável da relação entre a China e a África, e oferecerá novas oportunidades para a cooperação amistosa entre a China e São Tomé e Príncipe. Desde a retomada das relações diplomáticas entre a China e São Tomé e Príncipe em 2016, com base nos princípios de sinceridade, efetividade, afetividade e honestidade e nos valores corretos de justiça e interesses, a China tem aproveitado diversos mecanismos, tal como o Fórum de Cooperação China-África, para promover a cooperação pragmática entre os dois países, elevando o nível da vida do povo santomense por meio da assistência técnica, formação dos recursos humanos e intercâmbio das experiências em diversas áreas como energia, anti-paludismo, agricultura, saúde, redução da pobreza e infraestrutura.

Neste novo ponto de partida histórico, a China, um amigo e parceiro sincero de São Tomé e Príncipe, está disposta a apoiar firmemente, como sempre, o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, promovendo a nossa cooperação obter mais resultados tangíveis para levar a relação bilateral a um novo patamar.

Fim/ Fonte embaixada da China

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img