“Operários” com ambições africanas, mas impossível de se concretizar por razões de calendário

Compartilhar

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 08 Out. 2025 (STP-Press) – O Campeão Nacional são-tomense de futebol Sport Operários e Benfica, da ilha do Príncipe, manifesta o desejo de participar na Liga dos Campeões de África, mas o sonho torna-se impossível porque já decorrem as provas continentais da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Uma fonte da organização continental contactada pela STP-Press, explicou que “a CAF já tem todas as provas continentais em andamento, nomeadamente a pré-eliminatória da Liga dos Campeões assim como a Taça das Taças de África, denominada “Taça Mandela”.

A fonte adiantou que “clubes são-tomenses têm o direito de participar nas provas africanas, mas o vosso calendário deve se ajustar às provas da CAF, do qual todos nossos associados (Federações) foram há dois anos orientados neste sentido”.

Quando instado se tem conhecimento de que o Sport Operários e Benfica é o novo Campeão de São Tomé e Príncipe, o qual qualificou-se para Liga dos Campeões, a fonte nos informou que têm algumas informações sobre o desenvolvimento da modalidade em São Tomé e Príncipe, “mas a vossa Federação ainda não nos informou desta situação”.

A ambição continental dos “Operários” surge na sequência de uma trajetória vitoriosa que, nos últimos seis anos, inclui cinco campeonatos nacionais, duas dobradinhas e uma supertaça, consolidando uma hegemonia que tem marcado o panorama desportivo nacional.

“Por tudo quanto os jogadores têm dado, eles merecem um prémio: vamos concorrer para a Liga dos Campeões Africanos na próxima época”, anunciou, sábado último, João Leonardo, presidente dos “Operários” diante dos atletas no calor festivo da conquista da Taça Nacional.

“Estamos muito felizes. É um feito inédito para nós. Nunca os “Operários” participaram numa competição deste nível. Vamos preparar-nos com seriedade e, se acontecer, daremos o nosso melhor. Temos uma equipa determinada, focada e respeitadora dos adversários”, afirmou Wilber Mendes, jogador da formação da ilha do Príncipe.

Sublinha-se que na história do futebol nacional, três equipas já marcaram presença nas provas da CAF, nomeadamente nos anos 90 das equipas do Sporting de Praia Cruz, Inter de Bombom e Desportivo de Guadalupe.

Fim/MD/LM

STP-Press

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img