PAM aprova plano estratégico 2024/2028 para São Tomé e Príncipe no valor de 15.3 milhões de dólares

Compartilhar

São-Tomé, 17 Nov. 2023 (STP-Press) – O Conselho Executivo do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) aprovou ontem à tarde na sua sede em Roma, Itália, o novo Plano Estratégico do País (PEP) para São Tomé e Príncipe. Orçado em 15,3 milhões de dólares, o novo PEP foi apresentado pela directora nacional do PAM para Camarões e São Tomé e Príncipe, Wanja Kariaa, e foi oficialmente endossado pela ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, Isabel Maria Correia Viegas de Abreu, em representação do Governo.

Alinhado ao Quadro de Cooperação e Desenvolvimento Sustentável (2023-2027) das Nações Unidas, o novo plano do PAM para São Tomé e Príncipe propõe uma estratégia de fortalecimento da capacidade institucional para a alimentação escolar, baseada em produtos locais e a segurança alimentar e nutricional nacional. 

O novo plano visa alcançar cerca de 78 mil pessoas (34 por cento da população são-tomense) durante os cinco anos de vigência.

Em discurso de endosso do plano, perante o Conselho Executivo do PAM, a ministra Isabel Viegas de Abreu considerou os investimentos realizados por meio do programa de alimentação escolar “um ponto de entrada crítico para melhorar a segurança alimentar, a saúde, a nutrição e o desenvolvimento económico local”.

Através do Programa Nacional de Saúde e Alimentação Escolar (PNASE), assinalou a ministra, “juntamente com o Programa Alimentar Mundial, estamos a esforçar-nos por reduzir a dependência do país das importações de alimentos e aumentar a produção e o consumo de produtos locais”. 

Isabel Viegas de Abreu terminou o seu discurso sublinhando “a importância destas parcerias e da parceria de longa data e bem sucedida entre o Governo de São Tomé e Príncipe e o Programa Alimentar Mundial para alcançar a fome zero.”

O Conselho Executivo do PAM aprovou o novo plano estratégico para São Tomé e Príncipe após o mesmo ser fortemente apoiado em intervenções pelos representantes de Camarões, Senegal, Guiné Equatorial, Moçambique, Brasil, China e Estados Unidos da América.

A delegação de São Tomé e Príncipe a este Conselho Executivo do PAM realizou encontros bilaterais ao longo da semana, na sede do PAM em Roma, visando reforçar a Cooperação Sul-Sul, e reuniu-se com representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde e Quénia, tendo firmado acordos tripartidos com o Gana e Camarões para a transformação de alimentos básicos em suplementos de alimentação escolar.

A comitiva encontrou-se ainda com o embaixador e eepresentante permanente da China em São Tomé e Príncipe, Defu Guang, com quem discutiu a expansão da alimentação escolar para atingir alunos de até 16 anos, e cobrir os 180 dias do ano letivo.

Fim/MF/FAO

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img