Parlamento infanto-juvenil com apoio da Assembleia Nacional quer erradicar violência nas escolas

Compartilhar

São-Tomé, 29 Nov. 2023 ( STP-Press ) – Iniciou, esta terça-feira, 28, na cidade de Angolares (distrito de Cauê), ao sul da Ilha de São Tomé, a sessão de palestra de sensibilização do Parlamento infanto-juvenil, que vai percorrer  em todos os distritos do país, inclusive a Região Autónoma de Príncipe, destinada a combater todas as formas de violência nas escolas.

No acto inaugural, o presidente do parlamento infanto-juvenil, Wheiriny Quaresma, no seu discurso, exortou aos jovens o uso de diálogo e compreensão na busca de solução dos problemas do que o uso da violência.

A iniciativa em curso conta com o apoio da comissão especializada para os assuntos sociais, educação, ciência e cultura da Assembleia Nacional (Parlamento são-tomense) e surge no quadro das actividades do parlamento infanto-juvenil para essa sessão legislativa.

A violência nas escolas, de acordo com o Presidente da Terceira Comissão especializada da Assembleia Nacional, o deputado Ossáquio Riôa, a prática de violência constitui um problema actual. Ainda segundo o mesmo, com estas palestras nas escolas pretende-se contribuir para a erradicação deste flagelo, “uma vez que os jovens estudantes têm o poder de transformar a sociedade são-tomense no futuro.”

A Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) reconheceu, no último mês de Novembro, na circunstância das celebrações em alusão ao dia contra a violência nas escolas, 2 de Novembro,   que a violência escolar em todas as suas formas é uma violação dos direitos das crianças e adolescentes à educação, à sua saúde e bem-estar.

Comemorado sob o lema “não há lugar para o medo: acabar com a violência escolar para melhorar a saúde mental e a aprendizagem”, a data convoca Estados-membros, parceiros das Nações Unidas, organizações internacionais e regionais relevantes, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais, indivíduos e outras partes interessadas, para ajudarem a promover e celebrar esse dia internacional.

Este dia também serve para multiplicar apelo aos estudantes, aos pais, aos membros das comunidades educativas, às autoridades educativas e a uma série de sectores e parceiros, incluindo a indústria tecnológica, para que se unam na prevenção de todas as formas de violência e na promoção de ambientes de aprendizagem seguros, tão importantes para a saúde, bem-estar e aprendizagem de crianças e jovens. 

Fim/AD

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img