Patrice Trovoada promove mesa-redonda com médicos em busca de soluções para o sistema da saúde

Compartilhar

São-Tomé, 21 Out. 2024 ( STP-Press) – O Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada presidiu este sábado uma mesa redonda com os médicos, na qual analisaram a situação atual do sistema da saúde e encontram algumas medidas de urgência para melhoria e bom funcionamento do sistema.

No final do encontro Patrice Trovoada disse que “nós temos que melhorar com urgência a questão do abastecimento de medicamentos e consumíveis, isso eu penso que se trata de elaborar aquelas necessidades que são as mais urgentes e as mais adaptadas em termos de resposta da situação de saúde que se encontra o país, paralelamente, melhorar a programação das compras e todo o circuito de decisão, de gestão, de planeamento quanto a compra de medicamentos e consumíveis”

O Chefe do governo acrescentou que “evidentemente que há problemas de infraestruturas, há problema de falta de recursos humanos, de especialização, isso tudo leva a uma fraca motivação, é preciso voltarmos a (re)motivar o pessoal da saúde, porque muitos já não acreditam”.

Patrice Trovoada acrescentou que a construção de um hospital de referência, também foi um dos assuntos abordados no encontro.

Para Primeiro-ministro “é um processo que demora a seu tempo, já demorou também muito tempo, por isso falamos, evidentemente que eu comuniquei com os presentes qual é o estado de informação que nós temos, mas, o mais importante que isso, o que nós fazemos no entretanto, o hospital de referência tem que haver, é uma prioridade, mas, nesse país em que tudo é prioritário há coisas mais urgentes que temos que resolver”.

Relativamente a greve dos médicos marcada para o dia 24 de outubro, o chefe do governo disse que esta questão não foi abordada nesta mesa redonda com os médicos.

 “A greve evidentemente tem haver com o sector da saúde, mas, não foi o objeto de discussão, nem foi a intenção de termos uma reunião a volta da greve, sabe que a greve é uma das reações que as pessoas têm para vir manifestar o seu estado de espirito, defender os seus direitos, contribuir também para a melhoria das coisas, a greve não é só uma coisa negativa ou de contra, então, nós veremos o que vai acontecer no que diz respeito a greve [porque] é um outro palco de discussão”, sustentou Trovoada

Fim/RN

 

 

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزير العدل يتفقد سجني النساء ونواكشوط الجنوبية

أدى معالي وزير العدل السيد محمد ولد أسويدات،...

مؤتمر طوكيو الدّولي للتّنمية في إفريقيا

بتكليف من سيادة رئيس الجمهورية الأستاذ قيس سعيد...

الدبيبة يرحب باتفاق إنهاء الحرب في غزة ويشيد بجهود كافة الوسطاء لتحقيق هذا الاتفاق.

ليبيا/الدبيبة/غزة/وقف اطلاق النار/اتفاق/توقيع/ترحيـــــب/بيـان. Source link

Seychelles: líder da oposição vence eleições presidenciais

Em Seychelles, o líder da oposição, Patrick Herminie, venceu...
- Advertisement -spot_img