Patrice Trovoada visita Registo e Notariado e diz que “ a conservação dos dados estão em perigo”

Compartilhar

Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press

São-Tomé, 17 Nov. 2022 ( STP-Press ) – O Primeiro-Ministro são-tomense, Patrice Trovoada numa visita esta manhã ao serviço do Registo e Notariado, declarou que “ as coisas estão difíceis” neste sector, exortou pela melhoria de atendimento ao público, tendo sublinhado que “a conservação dos dados estão em perigo” o que obriga a uma intervenção urgente do seu  Executivo para se inverter a situação.

Além dos serviços do Registo e Notariado, Patrice Trovoada, visitou ainda o Guichê-Único, Conservatória, Cartório e Centro de Identificação Civil e Criminal, tendo declarado que “nós temos a plena consciência que ao nível do registro notariado, Guiché único as coisas estão difíceis”.

Quanto aos serviços do Registo e Notariado, Patrice Trovoada disse que “a conservação dos dados estão em perigo, a tramitação é muito complicada, mas tem causas. A principal causa é a dispersão dos serviços, é fraca qualidade de energia, a insuficiência em termos de equipamentos e de sistema informático”.

Trovoada acrescentou que “nós pensamos que temos de atender prioritariamente este sector, como sabe, nós apostamos na informatização, digitalização, na governação eletrónica para maior transparência e eficácia do Estado. Isso começa pelos dados”.

O novo Primeiro-Ministro sublinhou que “nós vamos poder começar a intervir neste sector, provavelmente, tratando da questão da dispersão dos serviços, da regularidade e qualidade da energia e ver como podemos ainda informatizar alguns serviços que carecem de uma informatização básica”.

“A segurança dos dados é fundamental, manusear os dados é uma responsabilidade”, disse para depois acrescentar que “não só é uma responsabilidade connosco próprio, mas também com a comunidade internacional. Quando falamos de passaportes e de bilhete de identidade”.

“Encontramos funcionários um pouco desmotivados, mas também não é surpresa. Penso que em todos os sectores da administração vamos encontrar funcionários desmotivados. É preciso motivá-lo, é sobretudo, começar a fazer alguma coisa que possa fazer crescer confiança num futuro melhor para todos”, precisou.

Avançou ainda que “nós somos servidores do Estado e servidor do público e há um grande problema e acho transversal nosso País a nível de administração pública, que é o serviço, a qualidade de serviço e o atendimento e, esse atendimento temos de melhorar”.

“Não custa necessariamente dinheiro, é uma questão de atitude que o funcionário público tem que ter com os utentes”, defende Trovoada.

Juary dos Santos, um dos funcionários dos serviços do Registo e Notariado disse ao Primeiro-Ministro que “o imperativo para nós agora é nós sairmos daqui, isto para nós é uma prioridade das prioridades, não tem como nós continuarmos aqui, peço a Vossa Excelência para que em mais curto espaço de tempo nos dar um espaço com alguma dignidade para trabalhar…”

Um dos utentes disse a imprensa que “estou aqui há duas horas a esperar para receber o meu documento…um documento pedido já há mais de 20 tal e com urgência dias”.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img