Personalidades do Estado são-tomense assinam livro de condolências em homenagem a José Eduardo

Compartilhar

Texto: Ricardo Neto ** Foto: Lourenço da Silva

São-Tomé, 14 Jul 2022 (STP-Press ) – O Presidente de São-Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, Presidente do Parlamento, Delfim Neves, Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus e demais personalidades públicas e privadas, assinaram hoje, na Embaixada de Angola em São Tomé, o livro de condolências em homenagem a José Eduardo, ex-presidente de Angola.

Depois da assinatura, o presidente são-tomense, Carlos Vila Nova disse que “este é momento de expressar os mais sentimentos de pesar ao Senhor Presidente da Republica de Angola, João Lourenço, ao povo angolano e também aos familiares do malogrado”.

“Quando uma pessoa assim desaparece nós temos aquele sentimento que falta-nos alguém”, -disse Carlos Vila Nova que considera José Eduardo “uma pessoa que foi muito amiga de São Tomé e Príncipe que durante todo o seu mandato mostrou amizade, solidariedade e as relações não pararam de ser incrementadas e melhoradas” entre os dois países.

O Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Delfim Neves disse que “povo angolano perde um filho que tudo fez para que o Pais encontrasse a paz e tranquilidade para o seu desenvolvimento”

“Eu estou certo e profundamente convencido que amigo, camarada José Eduardo dos Santos por aquilo que fez para seu povo e para mundo, também em particular para São Tomé e Príncipe, será um desses cidadãos que encontrará de certeza um cantinho de sossego no mundo da verdade”, adiantou Delfim Neves  

O Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus disse que “qualquer partida é sempre difícil, sobretudo, as partidas irremediáveis como é esse caso”, tendo sublinhado que “camarada e ex-presidente José Eduardo dos Santos foi um grande amigo de São Tomé e Príncipe”.

“Ajudou durante cerca de quatro décadas a cimentar as nossas já excelentes relações entre os dois Países e povos”, disse Bom Jesus para depois acrescentar que “ele deixa um legado muito grande não só para os angolanos, para nossa Africa central, mais também para Africa em geral e o Mundo”.

“Quero em nome do governo e do povo são-tomense deixar de forma muito calorosa a expressão de pesar, da nossa dor e transmitir essas condolências ao povo angolano”, disse o chefe do governo são-tomense.   

São Tomé e Príncipe vive hoje, quinta-feira, um dia de luto nacional em homenagem a José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola de acordo com um decreto do governo tornado público na tarde de quarta-feira pelo ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Wuando Castro.

O ex-Presidente de Angola José Eduardo dos Santos morreu na última sexta-feira, dia 8, aos 79 anos, num hospital em Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img