Petrolífera, Shell vai perfurar já em Setembro o bloco 10 no mar são-tomense

Compartilhar

São-Tomé, 14 Jul 2025 – A petrolífera, Shell vai perfurar em Setembro deste ano o bloco 10    da  Zona  Económica  Exclusiva  do   país  cujo,  poço  chamar-se-á, Falcão , – anunciou hoje o diretor Geral desta empresa, Andrew Herburn, a saída da audiência com o Presidente da República, Carlos Vila Nova.

“ A única forma de saber se tem ou não petróleo é de furar o poço” disse Andrew Herburn, sublinhando que “ se tiver um sucesso comercial temos que fazer outras activiadades para dimensionar o campo”.

Tendo admitido que este processo de perfuração poderá durar aproximadamente 60 dias, Andrew Herburn projectou que em caso positivo poderá ser “ um presente de natal” para São Tomé e Príncipe.

Segundo Andrew Herburn, os dados obtidos na anterior perfuração do bloco 6 denominada JACA, vão propiciar perspectivas para perfuração em Setembro.

“Infelizmente este processo demora mais tempo porque temos de fazer mais poços de avaliação” disse para depois acrescentar que “ o processo de avaliação é um processo de vários anos

Além deste bloco 10 a ser perfurado em Setembro, a empresa petrolífera Shell está presente em cinco blocos no mar são-tomense, designadamente, no 4, 6, 11 e 13.

Em 2022, as empresas petrolíferas Shell e Galp Energy realizaram a primeira perfuração no bloco 6 denominado de JACA, na zona económica exclusiva de São Tomé e Príncipe, onde foi encontrado prospeto de petróleo ,mas, sem caracter comercial.

No âmbito da responsabilidade social a SHELL financiou a construção da escola  secundária de  São  Marçal  cuja  inauguração  está  prevista para  amanhã terça feira.

Fim/HC,RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

وزيرة العمل الاجتماعي تستقبل رئيس بعثة المنظمة الدولية للهجرة

استقبلت معالي وزيرة العمل الاجتماعي والطفولة والأسرة، السيدة...

سوق السمك المتطور بالإسماعيلية

على مساحة ٧٢٠٠ متر مربع ويتضمن ٢٠ محل...

Palancas Negras entre as 15 selecções mais valiosas de África

A seleção nacional de futebol, Palancas Negras, ocupa a...
- Advertisement -spot_img