Poesia de Conceição Lima volta a ganhar prémio literário nos Estados Unidos da América

Compartilhar

São-Tomé, 09 Set 2025 ( STP-Press) – A poetisa e jornalista são-tomense, Conceição Lima, ( São Lima) acaba de conquistar um dos mais importantes prémios literários da Califórnia-EUA, com a sua mais recente obra: a antologia poética No Gods Live Here (Aqui Não Moram Deuses) – soube-se hoje em São-Tomé.

A obra de São Deus lima foi distinguida com o Prémio de Melhor Poesia Traduzida, atribuído pela organização literária da Califórnia do Norte, na sua 44.ª edição anual em cerimónia de entrega realizada na Biblioteca de São Francisco, onde o tradutor da obra, David Shook, recebeu o prémio em nome da autora

No Gods Live Here é uma obra marcada por uma lírica densa e política, onde a voz poética denuncia, recorda e reconstrói narrativas de memória pós-colonial e identidade africana. A tradução cuidadosa de David Shook permitiu que a obra alcançasse novos públicos, mantendo o seu vigor poético original.

Em declarações imprensa, Conceição Lima disse que “ sinto-me satisfeita porque esse prémio distingue um livro meu e sinto-me satisfeita particularmente porque distingue, projecta a literatura de São Tomé e Príncipe, distingue e projecta a nossa Nação São Tomé e Príncipe”

“ Sentir que estou a colocar um tijolo no património da nossa literatura”- disse São Deus Lima, sublinhando que “deixa-me particularmente feliz como dizia Corsino Fortes, o testemunho do criador deve aumentar o património de todos”

Esta não é a primeira vez que Conceição Lima conquista o público internacional. Em 2022, venceu o concurso Poems in Translation, com o poema Afroinsularidade.

E em 2013, o seu livro A Dolorosa Raiz do Micondó foi selecionado para as bibliotecas escolares do Brasil, numa tiragem de 35.500 exemplares.

Fim/ STP-Press/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img