Portugal reforça cooperação com São Tomé e Príncipe e vai explorar novas áreas de interesse

Compartilhar

São-Tomé, 08 Dez. 2023 ( STP-Press) –  A nova embaixadora de Portugal Maria Cristina Moreira em São Tomé e Príncipe, declarou esta quinta-feira que “procurarei esforçar-me para reforçar este relacionamento que já é tão dinâmico e tão intenso e explorar obviamente aquilo que forem novas áreas de interesse e onde Portugal ainda não esteja presente”.

Momentos depois da entrega das cartas credencias ao Presidente da República, Carlos Vila Nova, a embaixadora Maria Cristina Moreira disse que “Portugal tem uma relação muito profunda e muito contínua com São Tomé e Príncipe. Temos muita cooperação em diferentes áreas e naturalmente que vamos continuar a apostar nas áreas em que temos tradicionalmente cooperado bilateralmente”.

Para diplomata lusa, São Tomé e Príncipe e Portugal têm “uma cooperação intensa ao nível político-diplomático, com muitas visitas” de alto nível, e ao nível ministerial, bem como nas áreas económica, cultural, e na cooperação para o desenvolvimento, de acordo com “as prioridades de São Tomé”, nomeadamente nas áreas da saúde, educação, ação social, ambiente.

Questionada sobre as futuras políticas de acolhimento e atribuição de vistos face ao aumento da emigração de são-tomenses para Portugal, Maria Moreira referiu que “o movimento de pessoas entre os dois países é muito antigo”, pois “há muitos laços familiares” e muitos portugueses vêm trabalhar em São Tomé e Príncipe.

A embaixadora acrescentou que “também há muitos são-tomenses que vão com regularidade a Portugal, seja em busca de melhores perspetivas económicas e busca de trabalho, seja para tratamento médico, para estudos e porque se vão juntar a família”.

Segundo a diplomata, “isso tem sido uma constante” e o acordo de mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem “permitido densificar e facilitar esta mobilidade, o que é um aspeto positivo”.

Para Maria Cristina Morreira “todos temos a ganhar com as oportunidades proporcionadas por uma mais fácil mobilidade entre os dois países, Portugal espera também poder vir a beneficiar desta mobilidade para os portugueses que vêm para São Tomé e Príncipe e a embaixada está empenhada em facilitar esta mobilidade dentro daquilo que são os meios que nós temos”.

A diplomata lusa sublinhou que tem sido feito “um esforço grande na parte de facilitação dos vistos”, adiantando que os números depois poderão confirmar que “esse esforço tem sido bem-sucedido” nas respostas, “que já eram uma constante antes do acordo de mobilidade”.

“Vamos continuar a fazer o possível para que se mantenha esse bom movimento nesta área”, afirmou Maria Cristina Moreira.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Diplomatie : deux nouveaux ambassadeurs présentent leurs lettres de créance à Denis Sassou N’Guesso

Les nouveaux ambassadeurs extraordinaires et plénipotentiaires du Canada, Maryse...

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...
- Advertisement -spot_img