Presidente da Assembleia Nacional exorta deputados a se unirem para um projeto de revisão da constituição

Compartilhar

São-Tomé, 24 Jul 2025 ( STP-Press ) – A Presidente da Assembleia Nacional, (Parlamento), Celmira Sacramento reafirmou esta quarta-feira a necessidade de uma revisão da constituição da Republica e, exortou os deputados a se unirem para o efeito.

Celmira Sacramento fez este apelo quando encerrava a sessão parlamentar dos debates, designadamente, sobre os acontecimentos de 25 de Novembro e do contrato energético entre o Estado são-tomense e a empresa Turca Tesla STP.

“Tudo podemos na aquilo que nos une, quando há união, quando há concordância, nós fazemos imensas coisas, então lanço um desafio porque não começarmos a pensar na aquelas coisas que nos unem, sobretudo, na parte da nossa constituição que precisa ser revista”- sublinhou Celmira Sacramento.

“Quem sabe unidos desta forma as questões que nos unem que todos nós sabemos que precisa ser alterado na nossa constituição porque não começar a pensar numa revisão da constituição”- acrescentou a Presidente da Assembleia Nacional.

Celmira Sacramento reafirmou que “este é um desafio que lanço é um apelo que faço porque eu me apercebi que quando estamos unidos, quando há união nós fazemos imensas coisas em prol do nosso país”.

Em Julho de 2023, o Presidente da República, Carlos Vila Nova havia defendido uma revisão da constituição como forma de se clarificar “as zonas cinzentas”, que as próprias dinâmicas sociais e políticas têm revelado ao longo dos anos, sobretudo, em momento do pleito eleitoral e de articulação de diversos poderes”.

“É certo, no entanto, que a edificação e consolidação do Estado de direito democrático não é uma obra acabada, devendo merecer toda a nossa atenção, o reforço das nossas instituições democráticas, o que passará necessariamente pela revisão da constituição da República”, afirmou na altura o Chefe do Estado são-tomense.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img