Presidente da República apela à coesão social como forma de se diminuir as tensões políticas  

Compartilhar

São-Tomé, 01 Jan 2023 (STP-Press)  – O Presidente da República, Carlos Vila Nova, instou todos os são-tomenses a essa necessidade, declarando, citamos; “ninguém tem dúvidas sobre a necessidade premente de se aumentar o nível de coesão social no seio do povo, diminuindo assim as tensões de ordem política, que nos últimos tempos tem, por vezes, tendência de instalar o ódio entre os são-tomenses”.

 Na mensagem do Ano Novo, o Chefe de Estado diz, por isso, que “O ano que ora se inicia [2023] tem, por isso, de ser um ano de maior aproximação entre os são-tomenses e que as ilhas de São Tomé e Príncipe devem continuar a ser um canto do mundo da cultura da paz, trabalho e convivência, onde dá gosto de viver”.   

O Chefe de Estado são-tomense referiu também à questão da “perda de valores da cidadania e família com repercussões, evidente, no aumento da cultura de violência, nomeadamente, contra idosos, mulheres e crianças, como um dos desafios que todos os são-tomenses devem se unir para combater, resgatando os valores tradicionais da nossa sociedade”.  

Quanto ao ano 2022, o Presidente da República diz que foi muito intenso, caracterizado por enormes desafios de foro económico e social, cujos resultados foram ainda agravados pela pandemia do novo coronavirus e da guerra Russia – Ucrania. Carlos Vila lamenta também o facto de ser o ano em que o país perdeu alguns dos seus filhos ilustres, como o antigo Presidente da República, Evaristo de Carvalho, o antigo Presidente da Assembleia Nacional, José Diogo, e ainda o antigo ministro da Saúde e dos Negócios Estrangeiros, Carlos Tiny, entre outras individualidades.    

Fez também alusão aos incidentes de 25 de Novembro, manifestando “grande surpresa e espanto que nos envergonhou a todos, merecendo profunda condenação, consternação e repulsa. Estes acontecimentos marcaram muito negativamente a nossa sociedade, pelo que todos, aguardamos ansiosos pelo seu desfecho com as investigações em curso”.  

O Presidente da República lamenta a perda de vidas, endereça sentidas condolências às famílias enlutadas e rápidas melhores ao Tenente Marcelo, pela coragem e sentido patriótico demonstrado e agradece Portugal pela cooperação nesse processo.  

Outra situação que merece a preocupação do Presidente da República e que segundo o próprio deve merecer também a atenção do Estado, sob pena de comprometer o futuro, é a “expectativa que se ultrapasse de uma vez por todas, as barreiras de ordem infraestruturais que dificultam a aproximação das ilhas, como é o caso das fracas capacidades de ligações marítimas e até aéreas”.  

Fim/RN,MF  

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img