Presidente da República confirma que São Tomé e Príncipe já pagou quotas em atraso a União Africana

Compartilhar

São-Tomé, 18 Fev. 2025 ( STP-Press ) São Tomé e Príncipe regularizou as suas quotas na União Africana e pretende também pagar as dívidas noutras organizações internacionais em que faz parte – confirmou segunda-feira o Presidente da República, Carlos Vila Nova.

Carlos Vila Nova fez esta confirmação no aeroporto Nuno Xavier ao regressar da Etiópia, onde participou, na 38ª reunião de Chefes de Estados e Governos da União Africana tendo confirmado que a dívida na União Africana foi paga este ano pelo atual Governo liderado pelo Primeiro-ministro Américo Ramos.

“ Neste momento nós estamos em cumprimento pleno a nível da União Africana” – disse Carlos Vila Nova, sublinhando que “e assim vamos continuar a fazer esforço porque uma coisa é ser mal pagador outra coisa é não querer pagar”.

“ Mas, eu penso que com um bocado de esforço e com jeito nós vamos conseguir honrar os nossos compromissos” – adiantou o Chefe de Estado são-tomense.

O Presidente da República também sublinhou que a cimeira ficou marcada pela aprovação de dezasseis relatórios, com destaques para as questões de segurança e o livre comércio no continente africano.

“ Muita atenção aos relatórios de segurança e paz com varias vertentes. A vertente de como a força africana pode intervir em estado de alerta. Como é que se procede ao desarmamento efectivo e violação armada zero” – adiantou Carlos Vila Nova.

A trigésima oitava cimeira ordinária dos chefes de estado e do governo da união africana, decorreu sobre o tema “Justiça para africanos e afrodescendentes, através de reparações”.

A reunião testemunha um impulso político, com a questão da justiça reparadora no topo da agenda para resolver questões pendentes sobre indemnizações a africanos e afrodescendentes por crimes históricos e atrocidades em massa cometidos contra africanos e afrodescendentes, incluindo colonialismo, apartheid e genocídio.

Com essa cimeira, Angola passou a assumir, pela primeira vez, a presidência rotativa da União Africana, com o Presidente João Lourenço a receber o martelo simbólico do seu antecessor, o Presidente da Mauritânia, Mohamed Ghazouani.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img