Presidente da República defende investimento nas Forças Armadas para garantir o reforço da segurança e paz

Compartilhar

São-Tomé, 09 Set 2024 ( STP-Press ) O Presidente da República, Carlos Vila Nova defendeu esta sexta-feira, dia 06, um maior investimento nas Forças Armadas no sentido de se garantir o reforço da segurança interna, do desenvolvimento e da paz,

O Chefe de Estado fez esta declaração quando discursava no ato central do 49º aniversário das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe (FASTP),marcado por juramento de bandeira de 234 novos soldados, entre os quais quatro mulheres, que passaram a integrar as estruturas desta força.

No discurso, Carlos Vila Nova sublinhou que “o Estado deve reconhecer a importância e o papel que as Forças Armadas desempenham no contexto atual, nacional e internacional, investindo no âmbito das suas disponibilidades, em áreas suscetíveis de lhe conferir maior visibilidade, flexibilidade e capacidade operacional, fazendo com que as mesmas sejam capazes de cumprir quaisquer missões, quer de índole essencialmente militar, do reforço da segurança interna, quer do caráter humanitário e de apoio ao serviço do desenvolvimento e da paz”.

Para Carlos Vila Nova uma maior aposta deve ser dada a Guarda Costeira no sentido de enfrentar desafios e tirar proveito das oportunidades da área marítima, que é 160 vezes maior que a superfície terrestre.

O Presidente da República sustentou que “impõe-se sobre nós, enquanto ilhas com uma superfície marítima muito superior à terrestre, a necessidade de estarmos atentos aos desafios e oportunidades que o mar nos oferece”.

O Chefe de Estado concluiu que “por isso o investimento na Guarda Costeira deve ser considerado uma prioridade, no sentido de dotá-la de ferramentas necessárias para o desempenho das missões que lhes são atribuídas”.

Para o Presidente da República “as Forças Armadas têm de continuar a ser uma reserva de disciplina, de patriotismo, de entrega, de obediência, de solidariedade e de respeito pelo próximo”

Disse ainda que “é imperativo recordar que as Forças Armadas no cumprimento da sua missão estão vinculadas ao zeloso respeito à Constituição e permanente subordinação às instituições do poder democraticamente eleitos”.

Em mensagem dirigida aos novos soldados, Carlos Vila Nova disse que “a nação são-tomense espera de vós coragem, disciplina, brilho e decoro militar, sem jamais esquecer que a bravura dos vossos atos contribui sempre para boa imagem e prestígio da instituição a que passaram a pertencer a partir de hoje”.

Quem também discursou no acto foi Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Brigadeiro-General João Pedro Cravid, tendo sublinhado que “estou convicto de que juntos, as forças armadas, o Estado, os Orgãos da Soberania e o Povo, do qual, todos emergimos conseguiremos elevar bem alto o nome das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe dando a alma da Nação.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img