São-Tomé, 09 Set 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos presidiu segunda-feira a cerimonia de abertura do novo ano lectivo-2025-2026 e apelou a todos para contribuírem no processo de melhoria da qualidade de ensino no País.
“Apelo a todos para que juntos contribuamos para melhoria do ensino em São-Tomé e Príncipe” disse Américo Ramos, sustentando que tal “como foi dito aqui, a escola sozinha não será suficiente”.
O chefe do governo são-tomense sublinhou que “a necessidade de participação da família e de toda sociedade é imprescindível para educação e formação de qualidade das nossas crianças e jovens”.
“A inclusão e o respeito pela diversidade no sistema do ensino deve ser o caminho para que não deixemos ninguém para trás”, acrescentou Américo Ramos.
Indo pelo mesmo diapasão a Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior, Isabel de Abreu disse que “precisamos de formar não apenas bons profissionais, mas, também bons cidadãos”.
“Movido pela consequente perda de valores sociais e de identidade que assistimos a cada dia, devemos consolidar a educação como sendo a promotora da cidadania”, sustentou Isabel de Abreu.
Para a ministra Isabel Abreu o sistema da educação tem o papel de formar “cidadão consciente de participar activamente na vida comunitária e nacional, pautados, por valores como respeito, a solidariedade, responsabilidade e ética”.
Sob o lema “Por uma educação inclusiva, promotora de cidadania e fortalecida pela família”, a abertura do novo ano escolar aconteceu nas instalações do novo liceu de São Marçal, estando o arranque das aulas previsto para 22 de Setembro.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe