Primeiro-ministro considera que a alteração à lei orgânica do Tribunal de Contas não lhe retira poderes nem competência

Compartilhar

São Tomé, 05 Agos 2023 (STP-Press) – O primeiro-ministro considerou que a alteração à lei orgânica do Tribunal de Contas, aprovada há dias pelo Parlamento, não retira poder nem competências ao Tribunal, justificando ser “significativo para a fiscalização e transparência”.

“É uma reforma normal que contou com a iniciativa dos deputados, mas também com ‘imputs’ do Governo, dos sindicatos, de juízes e juristas, que permitiram melhorar o documento”, disse Patrice Trovoada, defendendo que não pensa que esse o diploma retire algo em termos de poder, de competência ao Tribunal de Contas.

Tendo declarado que o Tribunal de Contas é muito importante, o primeiro-ministro diz ser um “um passo significativo em matéria de fiscalização e transparência”, e que, por isso, “não é intenção do Governo fazer alterações que representem retrocesso”.

Trovoada sustentou que “o que se passa no corpo dessas reformas legislativas, quanto ao poder judicial, é a questão da fiscalização/das inspecções, a questão também da gestão dos fundos, e aí sim, há uma grande inovação que é tirar das preocupações dos juízes a gestão financeira [e] passar isso para um órgão autónomo”.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img