São-Tomé, 13 Ags 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos em mensagem dirigida ao seu homologo de Cabo-Verde, Ulisses Correia e Silva, manifestou profunda tristeza, expressou consternação e compaixão ao povo cabo-verdiano face a tempestade que causou sete mortos e danos materiais esta segunda-feira nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
“Foi com a profunda tristeza que eu, Primeiro-Ministro de São Tome e Príncipe Dr. Américo Ramos e o meu elenco, tomamos o conhecimento da terrível notícia dos acontecimentos nas ilhas de São Vicente e Santo Antão em Cabo-Verde, e em nome do Executivo e da nossa população vimos pela presente expressar a nossa mais profunda consternação e compaixão ao Governo e ao povo irmão de Cabo-Verde através da pessoa de Sua Excelência o Sr. Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva”- lê-se na mensagem.
Américo Ramos sublinhou que “gostaríamos igualmente, por este meio, transmitir as nossas mais profundas condolências aos familiares das vítimas desta catástrofe, e dizer-lhes que os nossos pensamentos estão com os mesmos neste momento de luto. Aos sobreviventes apresentamos também o nosso encorajamento para que possam ultrapassar este período difícil de dor e dificuldades, e buscar soluções aos demais problemas que por ora enfrentam”.
“Senhor Primeiro-Ministro, estes acontecimentos em Cabo-Verde tocam no mais profundo íntimo da nossa secular irmandade, que é a relação que une os nossos dois Países e povos, na nossa antiga, profunda e estreita partilha de laços de consanguinidade, de amizade e de cooperação”, disse
O Chefe do governo são-tomense acrescentou que “reiteramos por isso os nossos mais profundos sentimentos de pesar e votos de que a Nação Cabo-verdiana consiga a resiliência e força para ultrapassar este trágico momento de tristeza nacional”.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe