São-Tomé, 18 Out. 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-Ministro, Américo Ramos, inaugurou esta sexta-feira a central de tratamento de Água em Nova Olinda, no distrito de Cantagalo.
A nova infraestrutura irá abastecer a cidade de Santana, Água Izé, Praia Plano e comunidades vizinhas, beneficiando diretamente mais de 16 mil habitantes com acesso à água potável de qualidade.
Com início em Novembro de 2018 e um prazo inicial de execução de 20 meses, a obra enfrentou vários constrangimentos técnicos e administrativos, prolongando-se por cerca de sete anos.
O projeto foi financiado maioritariamente pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), no valor de 7,5 milhões de dólares, contando ainda com uma contrapartida do Governo de São Tomé e Príncipe de mais de 5,7 milhões de euros. No total, o investimento ultrapassou os 13 milhões de dólares, dos quais 56% financiados pelo BADEA.
Segundo o Primeiro-Ministro, esta central representa um passo importante na melhoria da qualidade de vida dos são-tomenses” e reafirma o compromisso do Governo com o bem-estar da população, o desenvolvimento sustentável e o cumprimento do Objetivo 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água potável para todos.
Fim/STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe
