São-Tomé, 07 Nov. 2024 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Patrice Trovoada iniciou esta quarta-feira um périplo que o conduzirá a Baku, Azerbaijão para cimeira sobre clima, a COP 29, a Nicósia, Chipre para conferencia sobre pescas com fecho em Rabat, Marrocos para uma visita oficial.
Quanto a primeira etapa da sua missão em Baku, Patrice Trovoada, disse a imprensa no aeroporto Nuno Xavier, que “ vou a Azerbaijão, terei uma bilateral com o presidente Aliyev” já a margem desta a cimeira sobre clima, a COP 29.
“A questão principal quanto as mudanças climáticas é o financiamento”, disse Trovoada sublinhando que “ desde da COP em Paris que temos estado a insistir sobre a necessidade de que os Países que mais contribuem para aquecimento global possam libertar fundos, sobretudo, para nós que somos principais vitimas”.
Depois da COP 29 em Baku, Ajerbaijão, Patrice Trovoada disse “ irei a Chipre para participar numa conferência sobre pesca, iremos discutir as quotas e sobretudo iremos a busca de parceiros que estão interessados em vir pescar connosco nas águas de São Tomé e Príncipe”.
Já quanto a ultima etapa da sua missão, Patrice Trovoada disse tratar-se de uma “visita oficial a Marrocos, são parceiros importantes, será uma ocasião para redimensionarmos um pouco a cooperação nomeadamente, no sector do transporte, turismo, pesca, agricultura e também a educação”.
Nesta tripla missão ao estrangeiro, Patrice Trovoada faz-se acompanhar da ministra do Ambiente, Nilda da Mata, do ministro das Finanças Genésio da Mata bem como alguns técnicos afectos ao Ministério do Ambiente.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe