São-Tomé, 14 Out. 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos, lançou esta segunda-feira a primeira pedra para a construção de um pólo de formação profissional de dupla certificação, na cidade de Neves, distrito de Lembá, com financiamento da cooperação Portuguesa, através do Instituto Marques Valle Flor.
Avaliado em 124 mil euros com duração de quadro meses, o pólo a ser executado pela empresa HQ Serviçes, terá três salas de aulas, uma secretaria, uma sala para professores, sanitários entre outros compartimentos para albergar jovens em idade escolar do ensino secundário e técnico-profissional de Lembá
Em declarações a imprensa, o primeiro-ministro, Américo Ramos disse que “ isto representa uma atenção do governo com a questão de infraestruturação escolar para permitir que nós consigamos dotar os nossos jovens com alguma capacidade técnica profissional”.
A ministra da educação, Isabel Abreu disse que este polo vai ser para “ descentralizar a escola técnica profissional para zonas mais longínquas do país”, sublinhando que “ estamos, hoje em Neves, dentro de duas semanas estaremos em Cauê e também na região autónoma do Príncipe”.
Segundo a ministra Isabel de Abreu o projecto surge no âmbito da Atividade de “Preparação de infraestruturas e equipamentos para funcionamento dos cursos” do “Ensino técnico-profissional de dupla certificação” do Projeto ERGUES.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe