Primeiro-ministro no fórum da OPEP em Viena apela financiamento justo para Pequenos Estados Insulares

Compartilhar

São-Tomé, 19 Jun 205 ( STP-Press ) – Primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos,  apelou a financiamento justo para Pequenos Estados Insulares no Fórum da OPEP em Viena, – soube-se hoje de fonte governamental.

De acordo com a fonte, Américo Ramos, discursou esta terça-feira no Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP onde enfatizou os desafios que os pequenos Estados insulares enfrentam para obter financiamento e apelou por mecanismos mais justos e adaptados à sua realidade.

A fonte avança que o Chefe do Governo reuniu-se à margem do Fórum com o Chanceller Austríaco, Christian Stocker com quem abordou questões de interesses mútuos nomeadamente a cooperação bilateral entre os dois países.

Citando o jornal português, Económico, durante o painel “Soluções de Escala para Países Vulneráveis”, organizado pelo Fundo OPEP, a fonte acrescenta que Américo Ramos realçou o potencial de São Tomé e Príncipe nos sectores de energia, agronegócio, ecoturismo e serviços digitais, incentivando investidores a explorarem essas oportunidades.

O chefe do executivo são-tomense anunciou ainda a aprovação da cidadania por investimento em Conselho de Ministros, com o objectivo de atrair mais capital estrangeiro.

Segundo a fonte, foram destacados projetos prioritários para investimento, como a modernização do aeroporto, expansão portuária, construção de um novo hospital e atualização da rede elétrica, com foco em melhorar a conectividade e impulsionar o crescimento económico.

Adianta ainda o mesmo jornal, que no âmbito da transição energética, o Chefe do Governo realçou a inauguração da primeira central solar fotovoltaica do país como parte da meta de alcançar 100% de cobertura elétrica até 2030, plano desenvolvido em parceria com o PNUD, o Banco Mundial e o BAD.

Primeiro-ministro também sublinhou a candidatura da ilha de São Tomé a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, reforçando o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável. E, em encontro com o presidente do Fundo da OPEP, pediu reforço da cooperação via o Mecanismo de Resiliência Insular.

Segundo ainda a fonte governamental, o fórum contou com cerca de 700 participantes, com assinatura de vários acordos de financiamento, sob o tema “Uma Transição que Capacite o Nosso Amanhã”.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Serigne Modou Guèye (Pastef) charge Moody’s et défend le tandem Diomaye/Sonko

L’analyse jugée pessimiste de l’agence Moody’s sur les...

المؤتمر الدولي الرابع لتمويل التنمية

رئيسة الحكومة السيدة سارة الزعفراني الزنزري تشارك صباح...

إنشاء محطة كهرباء الإسماعيلية الجديدة

المحطة تعمل بجهد 500 ك فولت، بتكلفة 35,078...

EUA: duas pessoas morrem em queda de avioneta em auto-estrada

Duas pessoas morreram e outra ficou ferida, nesta segunda-feira...
- Advertisement -spot_img