Primeiro-ministro: “Portugal não tem razões para estar preocupado” com acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia

Compartilhar

São-Tomé, 10 Mai 2024 (STP-Press) –  O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, disse sexta-feira, (10), que “Portugal não tem razões para estar preocupado” com acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia, assinado em Abril último na cidade de São Petersburgo, Rússia.

O primeiro-ministro fez esta declaração, quando abordado pela imprensa a propósito das reacções das autoridades portuguesas, nomeadamente do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel acerca do acordo militar assinado entre STP e a Rússia.

Patrice Trovoada participava na abertura oficial dos exercícios militares Obangame Express 2024, em São Tomé, com presença da marinha portuguesa, através do navio “Centauro”, e dos navios de guerra do Gabão, Camarões, Guiné-Equatorial, de alguns países europeus e do Brasil, com participação também de militares norte-americanos, no âmbito do acordo militar para a segurança do Golfo da Guiné contra a pirataria marítima.

“Acho que não há razões nenhumas para preocupação,… é um acordo normal, habitual que existe com vários países e, sobretudo, com Portugal, pelo que não há razões para estar preocupado”, disse Patrice Trovoada.

O primeiro-ministro acrescentou que São Tomé e Príncipe tem relações bilaterais com muitos países e “nós não precisamos de Portugal para relacionar com outros países. Sejamos claros – se um país europeu quer manifestar preocupação fala comigo. Não fizeram isso, mas nós lidamos bem com toda gente”, concluiu.

E adiantou o primeiro-ministro, Patrice Trovoada: “Nós somos soberanos. Temos a relação que temos com toda a gente, eu dou muito bem com muitos países europeus, eu não preciso de passar por Portugal para falar com a Europa. Se a Europa também precisa falar comigo, não precisa também de passar por Portugal. Aqui há o respeito de soberania, há respeito das regras diplomáticas”, esclareceu.

Patrice Trovoada deixou também claro que a Rússia, “eu quero também lembrar, que muitos países europeus, embora a situação de conflito com a Ucrânia, continuam a importar gás, petróleo e urânio da Rússia, que em princípio deve servir para melhorar a situação financeira da Rússia, que, por sinal, deve servir para continuar a guerra com Ucrânia. Então, somos um país livre, independente, soberano, adulto, – eu penso que do lado do governo português não há nenhum problema, o que é preciso é esclarecer as opiniões públicas”.

“Nós com Portugal temos uma cooperação antiga e profunda”, continuou Patrice Trovoada, argumentando que a presença permanente da marinha portuguesa em São Tomé e Príncipe “enquadra-se num âmbito muito mais largo com a nossa cooperação com a NATO e também no quadro da segurança no Golfo da Guiné”.

“Isto é uma prova do nível de cooperação que existe com Portugal e com países membros da NATO, que é um nível diferente comparado com qualquer outro país, mesmo com Brasil que tem também cá presença para formar fuzileiros navais”, explicou ainda Patrice Trovoada.

Quanto aos exercícios militares Obangame Express 2024, o primeiro-ministro são-tomense vê como exemplo de cooperação com Portugal e com países da Nato.

“Como veem, estamos aqui no exercício internacional que visa proteger o Golfo da Guiné, mas também, para proteger a exportação de matérias primas que não vão para a Rússia, vão para os países ocidentais. O comércio no Golfo da Guiné é um comércio de países ocidentais. Nós estamos a participar com EUA, França, Dinamarca, Espanha e Portugal na defesa do comércio, numa situação que beneficia os países ocidentais, os portugueses, e também são-tomenses e africanos”, concluiu Patrice Trovoada.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img