São-Tomé, 24 Jul 2024 (STP-Press) – Foi reinaugurado na quinta-feira (18) o troço de estrada que liga Cruzeiro a Milagrosa, no Distrito de Mé Zóchi, com uma extensão de pouco mais de quatro quilómetros, resultado de um financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no valor de 27 milhões de dobras, pouco mais de um milhão e 100 mil euros.
A obra com partes em betuminoso, de Cruzeiro à entrada de Milagrosa, e outra metade em calçada, até ao quintal da antiga empresa agrícola, foi executada pela construtora nacional CONSTEP, num prazo de aproximadamente nove meses.
Foi uma das primeiras obras lançadas pelo XVIII Governo, poucas semanas depois da tomada de posse. O troço encontrava-se há bastante tempo “estragado”, impossibilitando quase a circulação de veículos como até mesmo para andar.
A sua reinauguração foi presidida pelo primeiro-ministro e chefe do Governo, Patrice Trovoada, e juntou muitos populares que foram aplaudir a realização da obra.
Dirigindo-se à população, Patrice Trovoada referiu que a obra se enquadra num projecto de interligação das comunidades rurais e agrícolas aos principais centros de distribuição, para garantir o escoamento de produtos, a segurança alimentar e o bem-estar da população.
O primeiro-ministro prometeu, por isso, buscar engajamento de parceiros de cooperação para reabilitação ou construção de outras estradas que dão acesso às comunidades agrícolas, citando o troço Milagrosa-Água Izé, com ligações a Claudino e Bernardo Faro, Anselmo Andrade e outras dependências dos distritos de Mé Zóchi e Cantagalo.
“Estamos numa luta, que apesar das condições económicas que toda a gente conhece, estamos a fazer esforços para corresponder às necessidades da população e fazer com que a confiança depositada em nós seja merecida”, afirmou o primeiro-ministro.
Presente na cerimónia, a representante do BAB, Ceutónia Lima, garantiu que a sua instituição vai continuar a financiar obras “dessa natureza” para “fechar o circuito de estradas” […] de modo a garantir a segurança alimentar de qualidade às comunidades rurais, caso sejam feitos pedidos nesse sentido pelo governo.
“Como exemplo, recebemos o pedido do governo e, prontamente, respondemos, e hoje finalmente estamos cá, volvidos alguns meses, para inauguração dessa obra”, disse Ceutónia Lima, pedindo a população para ter cuidados para a preservação da obra.
O presidente da Câmara Distrital de Mé Zóchi, Anahory Dias, congratulou-se com a conclusão da obra, sublinhando que “o governo prometeu e cumpriu” com esta grande obra de mais-valia para as comunidades agrícolas no escoamento de produtos e para a circulação de pessoas e bens.”
Fim/RN/MF
Fonte: São Tomé e Príncipe