São-Tomé, 27 Ags 2025 ( STP-Press ) – O Primeiro-ministro, Américo Ramos visitou esta terça-feira a central da EMAE, prometeu o fim de cortes de energia em 20 dias e, assegurou uma solução “menos onerosa” do que a da empresa turca, a Tesla-STP, que há dais decidiu suspender o fornecimento de eletricidade ao país, por alegadas dívidas acumuladas do Estado são-tomense.
No final da visita, Américo Ramos disse a imprensa que os técnicos são-tomenses “já conseguiram recuperar quase 80% daquilo que foi retirado da rede pela Tesla” e “há perspetivas” de recuperar mais máquinas para melhorar a situação ainda mais nos próximos 15 a 20 dias.
“Qualquer solução que o Governo encontrar vai ser menos onerosa do que a Tesla”, disse Américo Ramos, justificando que “ com a Tesla, vimos claramente que […] a EMAE não consegue pagar mensalmente 530 mil dólares à uma empresa que diz que produz 10, mas entrega quatro ou cinco [megawatts]. Não pode”.
O chefe do governo sustentou atualmente, sem os três megawatts que eram produzidos pela Telsa-STP, o nível de produção energética da Emae é de cerca de 12 megawatts, sendo que são precisos pelo menos 17 para o abastecimento regular ao país.
Américo Ramos sublinhou que “o Governo vai apoiar sempre a empresa [EMAE], vai dar à empresa o suporte suficiente para que ela consiga criar condições para a produção de energia necessária para o fornecimento à população.
Américo Ramos anunciou ainda que o Governo está a trabalhar com o Banco Mundial e outros parceiros, com “possibilidade de entrada de privados para produção energética” fotovoltaica, hídrica e não só, para acelerar o processo de transição energética nos próximos 12 meses.
Esta visita de Ramos surge uma semana depois da EMAE ter retomado a racionalização no fornecimento de energia na sequência da decisão da empresa turca, Tesla STP de suspender o contrato de produção de eletricidade ao país.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe