São Tomé e Príncipe acolhe reunião dos diretores do Programa de Vacinação de África Central

Compartilhar

São Tomé São Tomé e Príncipe), 10 Set. 2025 (STP-Press) – São Tomé e Príncipe acolhe desde terça-feira uma reunião anual dos directores do Programa Alargado de Vacinação dos Estados de África Central, – revelou Solange Barros, directora nacional do Programa Alargado de Vacinação de São Tomé e Príncipe.

A reunião organizada, pela primeira vez, pelo  ministério da Saúde, vai decorrer até ao dia 12 na cidade de São Tomé, com o patrocínio da OMS e vai reunir mais de 100 delegados dos Estados de África central.

Dos pontos agendados, destaque para avaliação de programas nacionais de vacinação em vários países de África Central, desafios, e perspetivar o futuro do programa de vacinação, conforme acrescentou Solange Barros.

“As partes vão igualmente analisar a experiência de São Tomé e Príncipe”, sublinhou Barros, pontuando que “o país sempre teve uma boa cobertura vacinal a excepção do período de pandemia [Covid-19] onde tivemos uma diminuição da taxa de cobertura, mas actualmente estamos a recuperar essa cobertura vacinal e neste momento estamos no bom caminho e terminamos o ano com uma cobertura vacinal de 98%”.

Acrescentou que não temos no país nenhuma vacina em falta e não se tem registado a rotura de stock de nenhuma vacina.

“A última campanha vacinal ocorreu no mês de Maio último onde o alvo foram as crianças a partir de nove anos…, para meninas nomeadamente com HPV”, concluiu.

Além de São Tomé e Príncipe, fazem parte da África Central nomeadamente Gabão, República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné-Equatorial, Tchade, Camarões, Angola e República Centro Africana.

Fim/MD/LM

STP-Press

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img