São Tomé e Príncipe admite implementar Justiça Itinerante com apoio de Brasil

Compartilhar

São-Tomé, 06 Jun 2022 ( STP-Press ) –A justiça são-tomense  coadjuvada com a Escola de Magistratura do Estado de Rio de Janeiro (EMERJ) equacionou a possibilidade de implementação de justiça itinerante, no sistema judicial do país, num encontro que decorreu, hoje, na capital do país, São Tomé,  nas instalações do Supremo.

“Temos estado a dar passos no sentido de encontrar espaço e parceiros  capazes de galvanizar os nossos Tribunais”, avançou o juiz conselheiro do Supremo, Silvestre Leite.

À saída do encontro, Silvestre Leite explicou os meandros à volta do acordo e sublinhou que “ é muito importante, o que sabemos que a Escola faz. É uma grandiosidade, estamos a falar, por exemplo de juiz  itinerante que vai até a população e resolve as questões que a população necessita”.

“É uma cooperação muito bem-vinda, vamos dar os passos largos, para que, brevemente, possamos materializar esta cooperação que julgamos ser muito proficiente.”

A Juíza Cristina Tereza Gaulia do Estado de Justiça do Rio de Janeiro, que chefia a delegação brasileira no arquipélago e, por sinal, directora-geral de EMEJ,  considerou fundamental esta parceria judicial entre os dois países, sustentando que “nós temos sociedades, situações sócio-económicas e de população, a formação da sociedade, uma história muito similar.”

“Esses acordos de cooperação são extremamente importantes, para aprendermos sobre a cultura dos países irmãos e desenvolvermos a melhor políticas judiciárias para todos os países que têm um laço comum muito importante, que é o idioma português”, justificou a juíza.

No que concerne ao projeto de descentralização da justiça, a juíza avançou que o seu país, com base no acordo de cooperação, vai ajudar São Tomé e Príncipe. Pelo facto, avançou que convidou uma juíza conselheira a Brasil,  para  participar na EMERJ, no projeto de justiça itinerante, na primeira semana de Julho.

As partes comprometeram-se a intensificar, cada vez mais, o acordo de cooperação na área judicial.

Fim/AD

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img