São Tomé e Príncipe com apoio da China lança campanha de fumigação para combater paludismo

Compartilhar

São-Tomé, 24 Set. 2025 ( STP-Press ) – O Governo com apoio da equipa médica da China lançou esta terça-feira uma campanha nacional de fumigação espacial visando a erradicação do aumento de casos de paludismo registados nos últimos tempos no arquipélago.

O acto oficial de lançamento foi presidido pelo ministro da Saúde, Celso Matos, na presença da Encarregada dos Negócios da Embaixada da China, Zheng Xi, do Diretor do Centro Nacional de Endemias e demais entidades públicas e privadas.

Na sua intervenção, o ministro da Saúde, Celso Matos disse que “este é mais um passo decisivo rumo a um futuro sem malária”, sublinhando que “a campanha de fumigação é uma arma poderosa para reduzir a população de mosquitos transmissores e salvar milhares de vidas”.

Para Celso Matos “a saúde é responsabilidade de cada um de nós. Só com o engajamento da população conseguiremos vencer esta batalha histórica contra a malária”.

Em representação da Embaixada da China, a conselheira Xi Zhenzny disse que “esta campanha não é apenas preventiva, é um escudo fundamental antes da época das chuvas. Representa a união entre São Tomé e Príncipe e a China em prol da saúde pública”.

A diplomata chinesa assegurou que “estamos ao lado do Governo e do povo são-tomense. A China continuará disponível para reforçar esta luta, porque acreditamos que 2030 é um objetivo possível”.

Na sua intervenção, o diretor do Programa Nacional de Eliminação do Paludismo, Bonifácio Sousa disse que “temos uma responsabilidade enorme, mas também uma confiança renovada. Esta luta exige disciplina, perseverança e sobretudo a colaboração da população”.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img