São Tomé e Príncipe com apoio da OIT valida estudo para empregos formais no sector de transporte

Compartilhar

São-Tomé, 14 Marc 2024 ( STP-Press ) – O Governo de São Tomé e Príncipe com apoio da Organização Internacional de Trabalho, (OIT)  procedeu hoje a validação do estudo diagnóstico para promoção de empregos formais no sector de transporte, num atelier testemunhado pelo ministro do Trabalho e Solidariedade, Célsio Junqueira e pelo director sub-região da OIT para África, Yao Konamé.

No seu discurso, o ministro do Trabalho e Solidariedade, Célsio Junqueira sublinhou “é essencial que avancemos em direção a estratégia que promovam a formalização e promoção de um ambiente de negócio mais estável e justo”.   

Célsio Junqueira acrescentou que “estando o governo a demonstrar claro engajamento para o cumprimento da recomendação 204 da OIT que versa sobre a transição da economia informal para formal, instamos a todos os envolvidos a se comprometerem plenamente com este processo”.

“O momento para agir é agora, e juntos podemos transformar os desafios em oportunidades, garantindo um futuro mais próspero e justo para todos os envolvidos”, avançou o ministro.

No seu discurso, o director sub-região da OIT para África, Yao Konamé disse que “o engajamento do governo é essencial para sucesso dessas iniciativas visando a formalização prática do sector do transporte” numa perpectiva de se “alcançar o desenvolvimento sustentável estabelecido pelas Nações Unidas”.

Yao Konamé acrescentou que “a determinação do governo a formular e a executar politicas com objectivo de ajudar as empresas a operar a sua transição em direcção a formalização e desta forma promover trabalho digno e decente em São Tomé e Príncipe”.

Na sua intervenção o Presidente da Câmara do Comercio, Jorge Coreia disse que “transporte é um sector vital para qualquer sociedade, sem transporte não há circulação de bens, de pessoas e incluível de serviços, daí que transporte para nós é algo que deve estar verdadeiramente organizado”

“Todo sector que funciona na informalidade estaria em desvantagem para esse próprio sector e também para o Estado em si”, sublinhou Jorge Coreia considerando tratar-se de um  projecto “é de extrema importância para desenvolvimento de  São Tomé e Príncipe”

O representante das centrais sindicais, Albertino Castro disse que “nós congratulamos bastante com este projecto de formalização do sector de transporte, um sector que nos entendemos debate-se com imensas dificuldades”.

Tendo considerado que na prática informal, “muitos trabalham, muitas vezes em péssimas condições e com uma rende bastante comprometida”  Albertino Castro sublinhou que “então é sempre bom que nós pudéssemos fazer sempre algo para que eles sejam formalizados e começarem a contribuir para o futuro das suas rentabilidades”.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Diplomatie : deux nouveaux ambassadeurs présentent leurs lettres de créance à Denis Sassou N’Guesso

Les nouveaux ambassadeurs extraordinaires et plénipotentiaires du Canada, Maryse...

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...
- Advertisement -spot_img