São Tomé (São Tomé e Príncipe), 25 Ago. 2025 (STP-Press) – O Seleccionador Nacional de futebol de São Tomé e Príncipe, o português Ricardo Monsanto, acaba de divulgar a lista dos 25 jogadores convocados para a dupla jornada das eliminatórias do mundial 2026 nos Estados Unidos de América, México e Canadá, onde o país vai jogar contra Namíbia e a Guiné-Equatorial.
São Tomé está no “Grupo H”, onde também integram a Tunísia, Guiné-Equatorial, Namíbia, Malawi e a Libéria.
Da lista dos convocados, destaque para apenas três jogadores que actuam no primodivisionário interno, destaque para o ponta-de-lança Luís Costa “Dólar”, do Praia Cruz, Jidley Costa, lateral direito da UDRA e Gilberto Almeida da equipa militar do “6 de Setembro”.
Os três atletas do campeonato interno deverão deixar São Tomé no dia 30 deste mês para Rabat, onde deverá ser realizado o primeiro jogo.
Dos jogadores que actuam fora do país, sublinha-se Yaniel Bonfim, guarda-redes que joga no Celtic Castilla de Espanha, avançado Winilson Lopes do Sporting de Portugal, e Ronaldo Lumungo de Paços de Ferreira ao qual perfazem sete atletas oriundos de clubes portugueses.
Dois jogadores são provenientes da Inglaterra, um do Azerbaijão, da Itália, Finlândia e da Bulgária.
É igualmente notória a ausência de Luís Leal, o ponta-de-lança que já proporcionou muitas alegrias aos são-tomenses com os seus golos.
Os jogadores convocados, preparam-se para jogarem contra Namíbia no dia três de Setembro, em Marrocos, para mais tarde rumarem para África do Sul onde vão receber, no dia nove de Setembro, a Guiné-Equatorial.
Recorde-se que São Tomé e Príncipe com estádio interditado pela CAF, vê-se obrigado a disputar todos os jogos fora do arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Fim/MD/LM
STP-Press
Fonte: São Tomé e Príncipe