São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinam acordo para reforço da cooperação no sector da justiça

Compartilhar

São-Tomé, 25 Jan. 2024 ( STP-Press ) – São Tomé e Príncipe e Cabo Verde assinaram hoje um memorando de entendimento para definir os termos gerais da cooperação bilateral e consolidar os laços de amizade através da partilha de conhecimentos, ganhos e desafios no sector da justiça,- soube-se esta tarde da imprensa cabo-verdiana.

Segundo a Inforpress, o memorando foi assinado pela ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, e pela ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos de São Tomé e Príncipe, Ilza Maria dos Santos Amado, que termina hoje uma visita de quatro dias a Cabo-Verde.

Inforpress adianta que a ministra Joana Rosa considerou o documento como um instrumento importante de fomento das várias áreas no domínio da justiça, uma vez que se trata do sector catalisador do desenvolvimento de Cabo Verde.

Conforme garantiu, o sistema de informação da justiça já está praticamente concluído e, neste momento, está-se a trabalhar no “upgrade” do sistema de registo e notariado e modernização de todo sistema da justiça.

“Vamos, a partir deste protocolo, criar uma equipa de trabalho, um ponto focal em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe para a operacionalização deste protocolo”, disse Joana Rosa, adiantando que o objectivo é intensificar a cooperação internacional.

Segundo Joana Rosa, cabe agora, no âmbito da cooperação internacional, buscar financiamento para que os dois países possam criar as condições de combate, a montante e a jusante, do tráfico de droga e de pessoas, do contrabando e da pirataria marítima.

Segundo a imprensa cabo-verdiana, a ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos de São Tomé e Príncipe, Ilza Maria dos Santos Amado, comparou Cabo Verde a São Tomé como exemplos de democracia e Estado de direito, referindo que a visita permitiu consolidar os laços de amizade e colaboração entre os dois países.

De acordo com a Inforpress, a governante são-tomense, o ministério que tutela tem desenvolvido protocolos e acções conjuntas para facilitar a integração da população cabo-verdiana na região e permitir que sejam, efectivamente, cabo-verdianos mediante o processo de nacionalização.

Ilza Maria dos Santos Amado defendeu que as políticas públicas devem considerar a justiça como “parte integrante”, visto que representa o pilar do Estado-democrático, uma responsabilidade que deve também ser atribuída a todos os cidadãos.

Conforme explicou, esta visita possibilitou consolidar os laços de amizade, colaboração e cooperação, ao mesmo tempo que permitiu falar, pela primeira vez, da cooperação Sul-Sul entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“Há ganhos e desafios e penso que através do memorando de entendimento que assinamos hoje espelhamos as nossas preocupações, ambições, desafios e, sobretudo, a vontade de partilhar conhecimento, saber, tecnologia e o que sabemos fazer”, escreve a Inforpress.

Fim/RN / Fonte Inforpress

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img