São-Tomé, 19 Set. 2025 ( STP-Press ) – O Presidente da República, Carlos Vila Nova presidiu hoje o acto central do dia da mulher são-tomense, 19 de Setembro, tendo declarado que “ futuro de São Tomé e Príncipe precisa de mulheres pacificadoras, mulheres líderes, mulheres que transformam dor em esperança”.
Carlos Vila Nova sublinhou que “é inegável que o futuro de São Tomé e Príncipe depende da plena inclusão da mulher, portanto, o nosso compromisso deve ser com reforço das políticas de igualdade de género para garantir a sua representatividade nos espaços de decisão politica e com garantia da sua dignidade em todas as esferas da vida social”
“Partindo das vozes das mulheres de 1974, vamos construir um futuro onde a segurança e o respeito sejam garantidos para todas as mulheres e raparigas”, – sustentou o Chefe de Estado são-tomense.
Tendo declarado “que cada uma se comprometa a ser um instrumento de mudança”, o Presidente Vila Nova disse que “faço votos que juntos homens e mulheres possam construir um São Tomé e Príncipe mais justo, mais igualitário e mais próspero para todos”.
Para Carlos Vila Nova “há ainda muito por fazer, mas as mulheres estão a vencer a luta para que sejam ouvidas, para ajudarem a criar soluções e traçar prioridades para geração vindoura”.
Em 19 de Setembro de 1974, um grupo de mulheres são-tomenses saiu as ruas da capital exigindo o fim da colonização e a consequente independência nacional que veio a acontecer em 12 de Julho de 1975.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe