São Tomé e Príncipe vai encaixar mais de 6,8 milhões de euros da União Europeia com novo acordo de pescas

Compartilhar

São-Tomé, 14 Out. 2025 – O ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, Nilton Garrido esclareceu esta segunda-feira a imprensa que São Tomé e Príncipe conta encaixar pouco mais de 6,8 milões de Euros a resultar do novo acordo de pescas com a União Europeias nos próximos quatro anos.

O governante explicou que anualmente a União Europeia vai pagar cerca de 1.737 milhões Euros a São Tomé e Príncipe pela pesca de 650 mil toneladas anuais nas águas do arquipélago, perfazendo um total de mais de 6,8 milhões nos próximos quatros anos.

“Se nós somarmos todos esses valores, os 825 mil euros pagos pela União Europeia anuais, 550 (…) mil pagos pelos arrumadores, anuais, 14 mil euros pagos pelo acesso dos navios de apoio a pesca, 5.000 Euros pagamento ao programa de embarque dos observadores, 340 mil euros de penalidade pelo não embarque dos nossos marinheiros, tudo isto nós dá cerca de 1.737.500 Euros anuais” – sublinhou Garrido.

O ministro Nilton Garrido concluiu que “se nós multiplicarmos 1.737.500 vezes quatro vamos ter mais 6,8 milhões de euros em quatro anos”, acrescentando que “sem contar com a possibilidade de captura a tonelada de referência”.

“Estamos na presença do melhor protocolo ou acordo possível que alguma vez se fez com a valorização total em termos monetários de 45 % face ao anterior”, sublinhou Garrido, contrariando o valor de 3,3 milhões de euros anuais tornado público há dias no protocolo assinado em Bruxelas.

Nilton Garrido explicou a imprensa que “este protocolo [que fazia referencia a 3,3 milhões de euros] não é um acordo comercial de compra de venda de peixe, mas sim um instrumento de cooperação”.

Fim/RN

 

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

- Advertisement -spot_img