São-tomenses defrontam quinta-feira Guiné-Bissau na fase de apuramento do CAN/2023 na Costa do Marfim 

Compartilhar

Por Manuel Dênde, Jornalista da Agência STP-Press 

São Tomé (São Tome e Príncipe), 08 Jun. 2022 (STP-Press) – A Selecção Nacional “AA” joga na próxima quinta-feira, dia nove, em Rabat (Marrocos), o primeiro jogo pontuável da primeira jornada da fase de qualificação para o CAN/2023, na Costa do Marfim, diante da Guiné-Bissau. 

Assim, seguiram de São Tomé para Lisboa, capital portuguesa, na última terça-feira, oito jogadores internos para se juntarem aos outros convocados da diáspora e que já se encontram concentrados em Lisboa, para juntos seguirem para Marrocos afim de ali jogarem contra a Guiné-Bissau. 

A delegação são-tomense que deixou São Tomé, é conduzida por Luís d’Alva, vice-presidente da Federação São-tomense de Futebol (FSF) que disse ser “intenção dos atletas vencerem os dois jogos e dignificarem a Bandeira Nacional”. 

Recorde-se que São Tomé e Príncipe, após ter-se qualificado diante das Ilhas Maurícias, a federação local, introduziu um protesto, na altura, bem-sucedido no Conselho de Disciplina da CAF e que tinha inviabilizado os são-tomenses de prosseguirem na prova. 

No entanto, a FSF não cruzou os braços e introduziu na Comissão de Apelação, com sucesso, um recurso que anulou a decisão da Comissão Disciplinar segundo a qual Luís Leal teria alegadamente sido utilizado indevidamente pelos são-tomenses, desrespeitando ao protocolo do COVID-19. 

No lote dos convocados, destaque para Valter Rocha, do Brightlingsea Regent Football Club da Inglaterra, e Dadigildo Carvalho, do Hastings United da Inglaterra, que, são os dois reforços para a Selecção Nacional aos quais se juntarão aos 22 jogadores que foram convocados pelo Seleccionador Nacional, Adriano Eusébio, para o duplo confronto referente a fase de grupos de apuramento ao CAN/2023 na Costa do Marfim.

Sublinha-se que, ao todo, São Tomé e Príncipe, mobilizou 24 convocados para os jogos com a Guiné-Bissau (nove de Junho de 2022) e Nigéria (11 de Junho de 2022), em Marrocos e que serão, todos, realizados neste país do Magreb devido a imposição de sanções da FIFA respeitante a impraticabilidade do principal recinto desportivo são-tomense, Estádio Nacional 12 de Julho. 

O ponto de discórdia entre a FIFA e a FSF tem a ver com uma relva sintética velha num estádio construído no período colonial e que nos anos 2000 sofreu algumas obras de reabilitação, com destaque para colocação da relva que actualmente a FIFA “chumbou”, reclamando a sua substituição por uma nova. 

MD/LM

STP-Press/Fim

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img