São-Tomé, 10 Set 2025 ( STP-Press) – O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SJS) e o Governo iniciaram esta terça-feira negociações para evitar a anunciada greve marcada para quinta-feira reivindicando questões salariais, taxa audiovisual e enquadramento profissional, soube-se hoje de fonte sindical.
Iniciadas na manhã de terça-feira com o encontro entre sindicato de jornalistas e os representantes do Primeiro-ministro, Américo Ramos, as negociações prosseguem esta quarta-feira com uma outra reunião com ministro de Economia e Finanças, Garreth Guadalupe.
No final do primeiro encontro desta terça-feira, Edmilson Numbe, porta-voz do Sindicato dos Jornalistas, sublinhou que até ao momento a greve não foi suspensa, uma vez que as negociações vão continuar.
“Não há nada ainda definido, é bom que fique claro. Há negociações, e as negociações estão nos trâmites, vamos aguardar a comunicação do governo[…] e vamos acompanhar o processo até que provavelmente assinamos um memorando de interesse entre as partes”, explicou Edmilson Numbe.
No pré-aviso da greve, o sindicato de jornalistas exige a inclusão dos administrativos no regime privativo da classe bem como a exclusão de elementos do gabinete do Primeiro-ministro que estão a beneficiar com a taxa audiovisual destinada exclusivamente a classe jornalística.
Fim/RN
Fonte: São Tomé e Príncipe