Trabalhadores da ENAPORT paralisam os trabalhos em protesto contra a gestão da Sfebond e pedem intervenção do Governo  

Compartilhar

São-Tomé, 12 Jan. 2023 (STP-Press) – Um grupo de trabalhadores da ENAPORT, Empresa Nacional de Gestão dos Portos, decidiu suspender hoje os trabalhos em protesto contra a gestão da Sfebond Consortium STP, uma empresa ghanesa a que o anterior executivo atribuiu, por meio de um contrato de concessão, a gestão do porto de São Tomé e do Príncipe. O grupo de trabalhadores chamou a imprensa nacional e estrangeira para descrever o que indica ser “um conjunto de anomalias que tem vindo a observar, pondo em causa tudo o que a empresa conseguiu até hoje”, e exigiu, por isso, a intervenção directa do primeiro-ministro, Patrice Trovoada. 

“Nós queremos a intervenção do governo”, reclamam em uníssono os trabalhadores que alegam que a empresa concessionária, a Sfebond, reteve ou usou mais de um bilião de dobras do Fundo Social Interno dos trabalhadores e que até agora nada fez, conforme exige o contrato de concessão. A ENAPORT continua a operar com máquinas arranjadas ou alugadas, gastando muito dinheiro e que até agora a Sfebond não investiu em nada”.  

O vice-presidente do sindicato da ENAPORT, Luís D´Alva, disse que “essa revolta é porque eles querem que Sfebond devolva o dinheiro deles”.  

Outro trabalhador desabafa “a empresa pega o nosso dinheiro, faz a gestão como eles querem,… isso é inadmissível. A partir do momento que uma empresa ganha concessão, ela tem que investir. Estão a pegar equipamentos velhos a dar tratamento e a usar, não queremos isso, porque não é isso que diz o contrato”.  

Em reacção a situação, o director-geral de Sfebond STP, Samuel Ntow-Kummi, garantiu que até amanhã, sexta-feira, “vamos pagar todos os valores e todas as dívidas que estão a ser auditadas”.  

Já há muito que os trabalhadores da ENAPORT insurgem contra a actual administração, numa altura em que o actual Governo aguarda a decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre o pedido de anulação do contrato de concessão do Porto de Ana Chaves e de todo o acordo com o grupo ghanense assinado pelo anterior executivo.   

Fim/STP-Press  

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img