Tribunal condena Bruno Afonso “Lucas” a 15 anos de prisão efetiva no caso de 25 de novembro

Compartilhar

São-Tomé, 20 Dez. 2023 ( STP-Press ) – O Tribunal de são Tomé condenou hoje o único sobrevivente do caso 25 de novembro, Bruno Afonso, vulgo Lucas, a 15 anos de prisão pelos crimes de alteração violenta do Estado de direito e posse  de armas proibidas, mas o condenado ficou em liberdade por causa de recurso interporto por seu advogado.

Neste processo marcado por  ataque ao quartel militar, o Tribunal guiado pelo juiz Edmar Teixeira condenou ainda ao Bruno Afonso a pagar uma multa ao Estado no valor de 200 mil dobras, equivalente a cerca de 8 mil euros.

Por crime de alteração violenta do Estado de Direito Democrático, com a moldura penal de 5 a 15 anos, o tribunal aplicou a pena de 13 anos, enquanto, para o crime de detenção e uso de armas proibidas, com previsão de pena entre 2 a 8 anos, o tribunal aplicou 4 anos.

Para sustentabilidade da decisão de condenação o Tribunal alegou o facto de o arguido ter antecedentes criminais, designadamente, uma condenação de 12 anos de prisão pelo crime de furto, incluindo ainda “a onda crescente do fenómeno” de Golpes de Estado na sub-região africana, bem como o facto de Bruno Afonso não ter mostrado arrependimento durante as audiências de julgamento.

Um dos advogados de defesa de Bruno Afonso, o jurista Manikson Trigueiros recorreu da sentença, levando à suspensão da prisão de Bruno Afonso, tendo o juiz dado 15 dias para a formalização do requerimento do recurso, sob pena de o arguido ser conduzido a prisão efetiva.

“De acordo as provas que foram discutidas e desenvolvidas durante a audiência de julgamento, nós achamos excessiva a moldura penal aplicada ao nosso constituinte” disse o advogado Manikson Trigueiros, sublinhado que “vamos recorrer dessa decisão”,

Além de Bruno Afonso, vulgo Lucas que começou a ser julgado no início de outubro último, estão envolvidos sete militares neste processo de assalto ao quartel, aguardando julgamento a ser realizado em separado pelo Tribunal Militar cujos juízes foram empossados há pouco de menos de trinta dias no País.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img