Tribunal Constitucional rejeita pedido do Parlamento sobre apreciação da data para posse de deputados

Compartilhar

Por: Ricardo Neto, jornalista da Agência de Notícias STP-Press

São-Tomé, 27 Out. 2022  ( STP-Press ) O Tribunal Constitucional são-tomense rejeitou dois pedidos para apreciação da constitucionalidade da resolução que fixa 8 de novembro para posse de novos deputados, sendo um apresentado pelo presidente do parlamento, e de um grupo de 5 deputados, indica acta do Tribunal a que a STP-Press teve hoje acesso.

Quanto ao pedido a presentado por Presidente do Parlamento, Delfim Neves, o Tribunal argumenta que “não se trata de um pedido de inconstitucionalidade de uma norma, mas sim para a harmonização das diferentes legislação em matéria de sessão constitutiva da legislatura, assunto que não entra nas competências que a lei atribui ao Tribunal Constitucional”.

Quanto pedido apresentado por um grupo de 5 deputados, designadamente, Elakcio da Mata, Jamiel Segunda, Aysa da Silva, Américo Pinto e Felisberto Afonso, o Tribunal Constitucional alega este número de deputados “perfaz uma fração inferior a um décimo dos deputados a Assembleia Nacional com competência para requerer a fiscalização abstrata da constitucionalidade e da legalidade…determinando que a falta de legitimidade é requisito para não admissão do recurso”.

Os juízes sustentam ainda que “o documento dos autos não foi deferido pelo facto de ter sido apresentado sem assinatura autêntica e sem a prova da sua autenticidade pelo que foi ordenado o desentranhamento do mesmo e entregue ao seu apresentante”.

Sob a presidência da Vice-Presidente deste Tribunal, Alice Vera Cruz, as sessões plenárias contaram ainda com presença dos juízes Jesuley Lopes, e Amaro Couto bem com do secretário-geral, Gilson Lima.

O presidente do parlamento e grupo dos cinco deputados submeteram ao Tribunal Constitucional a apreciação da constitucionalidade e legalidade da resolução que fixa a data de 8 de novembro para posse de novos deputados saídos das últimas legislativas, alegando uma reação do partido ADI, contestando a supracitada data saída na base de um consenso entre os deputados da Comissão Permanente do Parlamento.

Fim/RN

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Sympathises with Victims of Yola Flood Disaster, Niger Boat Mishap

  President Bola Ahmed Tinubu extends his heartfelt sympathies to...

AT UN Summit Stocktake, Nigeria, Others Demand Collective Action Against Food Insecurity

  *Nigeria now deploying modern technology to enhance agricultural production...

President Tinubu Rejoices with Lagos Top Politician, Senator Obanikoro, on his 65th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Senator Musiliu Obanikoro, an influential...

Nigeria, Consortium Set To Sign MoU On Green Legacy Programme

  *OSC to build South-South technology centre in Africa as...

President Tinubu Confers National Honour on WAFCON-Winning Super Falcons, Cash Rewards, Housing

  President Bola Tinubu has conferred national honours on all...
- Advertisement -spot_img