Triplo significado do dia 21 de Dezembro para os são-tomenses – Feriado Nacional

Compartilhar

Illustration Sao Tome and Principe regions map

São-Tomé, 21 Dez. ( STP-Press ) – 21 de Dezembro de 1470 – Chegadas à costa de São Tomé de navegadores portugueses (“Descoberta da ilha de São Tomé” pelos navegadores João de Santarém e Pero Escobar); 21 de dezembro, festa Católica Romana do dia de São ou Santo Tomás;   21 de Dezembro de 1974 – Tomada de posse do Governo de Transição, liderado por Leonel Mário d´Alva, até à proclamação da independência a 12 de Julho de 1975.  

Segundo a história, foi a 21 de Dezembro do ano 1470 que os navegadores portugueses, João de Santarém e Pêro Escobar descobriram a ilha de São Tomé. A Ilha do Príncipe foi descoberta no dia de Santo Antão em 17 de janeiro de 1471, por Pêro Escobar. Príncipe foi chamado inicialmente de Santo Antão. Ganhou o atual nome em 1502, em referência ao Príncipe de Portugal para quem foram pagos impostos sobre a produção de açúcar da ilha. Só depois da chegada dos portugueses as ilhas passaram a ser povoadas.  

Em 1493, foi estabelecido o primeiro assentamento bem-sucedido em São Tomé por Álvaro de Caminha, que era o donatário da ilha. Príncipe foi liquidado em 1500 sob um arranjo semelhante. Foi difícil a atracão de colonos, a maioria dos primeiros habitantes eram “indesejáveis” enviados de Portugal, a maioria judia. Com o tempo, os colonos encontraram no solo vulcânico das ilhas o local adequado para a agricultura, especialmente o cultivo de açúcar.  

A cana-de-açúcar e o cacau foram introduzidos nas ilhas, mas a concorrência do Brasil e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim, as ilhas se tornaram entrepostos de escravos.  

Em uma das várias revoltas internas, um escravo chamado Amador, considerado herói nacional, chegou a controlar dois terços da ilha de São Tomé. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café.  

Em 1960, surge um movimento contrário ao domínio colonial e em 1972, o movimento dá origem ao MLSTP (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe), que conduziu o país à independência, a 12 de Julho de 1975. Até 1985, o país foi liderado pelo MLSTP, no regime monopartidário e depois deste ano dá-se início a abertura económica do país e em 1990 foi promulgada uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo.  

Neste dia celebra-se também o dia de São Tomé Poderoso, considerado pelos cristãos católicos como o padroeiro de São Tomé e Príncipe. Foi a data da festa Católica Romana do dia de São Tomás no século em que a ilha foi descoberta e a denominação da ilha passou a ser de São Tomé. 

A data é ainda reconhecida como o dia da tomada de posse do Governo de Transição, a 21 de Dezembro de 1974, liderado por Leonel Mário d´Alva, que conduziu o país à proclamação da independência a 12 de Julho de 1975.  

Fim/MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...

President Tinubu Mourns the Passing of Emir of Gusau

  President Bola Tinubu has expressed grief over the passing...
- Advertisement -spot_img