União Europeia não tenciona mudar a sua relação com São Tomé e Príncipe por causa do acordo militar com a Rússia

Compartilhar

São-Tomé, 14 Mai 2024 (STP-Press) – A União Europeia (UE) não tenciona “ameaçar mudar” as relações com São Tomé e Príncipe e descarta “consequências imediatas” por causa do acordo de cooperação militar assinado com a Rússia, afirmou ontem à imprensa, Cécile Abadie, à saída do encontro com o primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

“Com toda a sinceridade, temos de manter a calma e não nos emocionarmos demasiado. Há muito tempo que cooperamos, em muitos setores. Não temos qualquer intenção de ameaçar mudar o nosso nível de envolvimento no país”, disse a embaixadora da União Europeia para Gabão, São Tomé e Príncipe e África Central.

Cecile Abadie disse que no encontro com o primeiro-ministro são-tomense abordou também o acordo militar assinado entre STP e a Rússia, e sublinhou que “é um assunto que está a ser muito debatido, onde os parceiros precisam de ter mais informação” e que ouviu “muitas mensagens” do primeiro-ministro são-tomense que vai transmitir às autoridades europeias.

“Aprecio muito a franqueza com que este tipo de questões pode ser abordado, por isso para mim foi muito útil e mais uma vez posso sair com as respostas às perguntas das minhas autoridades […] os Estados-Membros poderão compreender melhor, mas, para já, não há absolutamente nenhuma decisão nem consequências imediatas sobre as relações com a União Europeia”, referiu a embaixadora europeia.

O encontro demorou cerca de hora e meia e a embaixadora da UE para STP, Gabão e Africa Central considerou que “é normal que a União Europeia tenha dúvidas e preocupações”, face ao acordo militar entre São Tomé e a Rússia, mas disse acreditar que o objectivo do primeiro-ministro são-tomense “é dissipar essas preocupações”.

“Mais uma vez, tenho de partilhar toda a informação que reuni com as minhas autoridades. A União Europeia não tem, nesta fase, qualquer posição sobre este acordo, muito simplesmente porque precisamos de o compreender melhor. Portanto, há preocupações e questões, mas, mais uma vez, registo a vontade do primeiro-ministro de nos tranquilizar”, referiu a diplomata.

O encontro entre Cécile Abadie e Patrice Trovoada serviu também para as duas partes acertarem a agenda sobre o “diálogo político” entre São Tomé e Príncipe e a União Europeia, a realizar-se esta terça-feira (14) na capital são-tomense, cujo objectivo, soube a STP Press, “é direcionar o apoio da UE de forma mais eficaz, para que tenha o maior impacto e seja mais adaptado às realidades do país”.

Fim/MF

Fonte: São Tomé e Príncipe

spot_img

Veja também

Musique : le Fespam 2025 s’achève en beauté sous le regard du chef de l’État

La 12ᵉ édition du Festival Panafricain de Musique (FESPAM)...

Scrabble : Le jeune champion du monde congolais encouragé par le Gouvernement

Le 26 juillet 2025 à Brazzaville, le Premier Ministre,...

President Tinubu Greets Former Aide, Folorunsho Coker, on His 60th Birthday

  President Bola Tinubu congratulates Mr. Folorunsho Coker, his former...

President Tinubu Congratulates Super Falcons on WAFCON Victory

  President Bola Tinubu congratulates the Super Falcons of Nigeria...
- Advertisement -spot_img